quarta-feira, 25 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Campanha de vacinação
Depois de o senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentar o Bolsa Família como política de Estado originária do governo Fernando Henrique e que não será reduzida, foi a vez de a presidente Dilma Rousseff começar a sua vacinação. Em seu primeiro compromisso de campanha ontem no fim da tarde, a convenção do Pros, ela aproveitou o embalo do sucesso da Copa da Fifa e da classificação do Brasil para jogar o alerta sobre possíveis ondas de pessimismo no futuro próximo. Referia-se especialmente à economia, área que preocupa inclusive um dos mais ilustres integrantes do Pros, o ex-ministro Ciro Gomes.

Ciro foi duro e bastante eloquente ao se referir à economia, antes de a presidente chegar à convenção. "Está tudo errado. Deveria ter trocado o ministro há tempos, mas agora é melhor deixar para depois", disse Ciro Gomes à coluna antes de Dilma chegar. Pelo visto, ela terá que se vacinar também contra os aliados.

PR em chamas
A decisão do PR em declarar que o ministro César Borges não representa a legenda foi vista como uma tentativa de balançar para ver se, em plena campanha, a presidente coloca no cargo alguém mais "orgânico", ou seja, que faça mais as vontades dos parlamentares. Palpite de quem conhece Dilma: não vai colar.

PP cara a cara
Para não ter surpresas na convenção, o presidente do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PI), decidiu reunir ontem à noite todos aqueles que se dizem desfavoráveis à aliança com Dilma. Apesar dos pesares, a ordem é fazer como no PMDB: todos apoiaram Michel Temer. No PP, é ver se todos apoiam Ciro. A dúvida, entretanto, não estava sanada até o fechamento
desta edição.

Aécio na lida
Enquanto setores do PR e do PP tentam manter os partidos com Dilma, o tucano Aécio Neves, talentoso na arte da política, aproveita para atrair novos dissidentes. O PMDB da Paraíba, por exemplo, está praticamente fechado com os tucanos, assim como o do Ceará.

Por falar em Ceará...
Estremeceu o relacionamento PT-Pros no estado. Ciro Gomes negou que haja um documento formal, mas uma parcela expressiva dos partidos que compõem a aliança do governador Cid Gomes não deseja José Guimarães, do PT, como candidato a senador pela coligação. Prefere Inácio Arruda (PCdoB), que já é senador e poderia concorrer à reeleição.

CURTIDAS
Aquecida/ "Estou prontinha" para o debate com os opositores, disse a presidente Dilma Rousseff à coluna, na saída da convenção do Pros. Ela mencionou ter gostado do jantar com o grupo de jornalistas mulheres e se disse disposta a chamá-las para nova conversa no Alvorada. Resta saber se a agenda eleitoral e os eventos de campanha vão permitir.

Alô, turistas! I/ O Itamaraty mandou uma carta à coluna para dizer que as visitas em inglês, francês e espanhol podem ser feitas todos os dias, inclusive nos fins de semana, a qualquer hora, mas é preciso agendar antes pelo site. Nota de ontem relatava dificuldade de estrangeiros para conhecer o local. Principalmente depois de irem ao Palácio do Planalto, onde, nesse período de Copa do Mundo, basta chegar para ser guiado em outros idiomas.

Alô, turistas! II/ Agendar é fácil e pode ser feito por e-mail ou telefones, disponíveis no site http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/visitacao-ao-palacio-itamaraty-em-brasilia. Os guias têm inclusive formação em arquitetura e humanidades para explicar detalhes de um dos edifícios mais belos de Brasília. Somente este mês 1.477 pessoas visitaram o Palácio Itamaraty, das quais 224 no último fim de semana. Foram realizadas 29 visitas em idioma estrangeiro.

O assédio ao Pros/ Por causa de outros compromissos agendados, o senador petista Lindbergh Farias nem ficou até o fim da convenção do Pros. Anthony Garotinho, que também compareceu e ficou sentado ao lado do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, deu outra explicação: "Ele foi embora porque a deputada Lilian Sá disse que a aliança é comigo!".

Nenhum comentário: