segunda-feira, 23 de junho de 2014

Campanha à reeleição terá Dilma light e Lula no ataque

- Zero Hora (RS)

O papel dos principais líderes petistas na corrida presidencial ficou evidente na convenção que oficializou Dilma Rousseff como candidata à reeleição. Enquanto a presidente adotou tom ameno, dizendo que a disputa deve ser uma "festa da paz" e "sem ódio", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão, partiram para o ataque aos adversários.

Falcão pediu a volta "do entusiasmo e da paixão da campanha de 1989", a primeira eleição presidencial de Lula. Para motivar a plateia, fez críticas duras ao que chamou de "arautos do pessimismo", simbolizados pela mídia que, segundo ele, "golpeia, falseia, manipula, distorce, censura e suprime fatos no intento de nos derrotar".

Inflamado, o público respondeu: "O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo". E seguiu: "Mídia fascista, sensacionalista".

– Este país foi a vida inteira governado por doutores, engenheiros, intelectuais – disse Lula, numa referência velada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao PSDB.

– O que vai ganhar nas eleições não é o tempo de televisão, não é só a qualidade da propaganda, é a adrenalina que a gente for capaz de demonstrar cada vez que sair nas ruas – defendeu o ex-presidente.

A sofisticação foi uma das marcas do evento, preparado pelo marqueteiro João Santana. Enquanto os petistas discursavam, imagens eram projetadas em seis telões e no púlpito.

– Esta é uma convenção "elite branca" – reclamou um petista integrante do governo, vestindo uma camiseta antiga, puída, que usara na convenção de 2002.

No mesmo dia em que a convenção do PT consagrou Dilma, o PTB anunciou sua saída da coligação e o apoio ao tucano Aécio Neves. A mudança de lado pegou os petistas de surpresa, já que, em maio, dirigentes petebistas haviam recebido a presidente para um almoço que celebrava a aliança.

– O PTB sempre foi muito bem tratado por nós do governo. Desejo boa sorte – afirmou o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE), ironizando a decisão.

Aécio comemorou o apoio, o que deve lhe garantir 1 minuto e 15 segundos a mais nas propagandas de TV.

Nenhum comentário: