quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dissidências da base aliada é a tendência, diz Eduardo Campos

Italo Nogueira – Folha de S. Paulo

RIO - O presidenciável Eduardo Campos (PSB) disse nesta terça-feira (3) que as dissidências regionais de partidos da base aliada do governo federal "é tendência" porque o governo federal está perdendo "apoio popular".

"A tendência é que isso se reproduza em vários Estados na medida em que o governo vai perdendo apoio popular", disse Campos, após visita à sede do AfroReggae na favela Vigário Geral, na zona norte do Rio.

No Rio, o pessebista recebe apoio do pré-candidato ao governo Miro Teixeira (PROS), cujo partido é parte da base aliada da presidente Dilma Rousseff. Boa parte dos deputados do PMDB e do PP do Rio apoiarão o senador Aécio Neves (PSDB), divergindo da orientação nacional.

"Na medida em que vai se aproximando o processo da campanha, a sociedade vai descolando claramente da continuidade e ir no caminho da mudança, é natural que muitos da base de sustentação vá descolando para a mudança", disse o pessebista.

Segurança
Campos criticou a política de segurança pública do governo federal. Ele disse que o "governo federal corre do tema da segurança, se omite".

"Não coloca recursos, não discute com o pacto federativo o que tem que ser discutido e forma um sistema nacional de defesa social e segurança pública. É isso que nós queremos formar. Assim como tem o sistema nacional de saúde, na assistência social. Um sistema para o qual todos contribuam para que a gente reduza o medo que há hoje na sociedade. Não pode ter um sistema só quando tem Copa do Mundo. Tem que ter para quando não tem Copa e o povo precisa de segurança."

O pessebista, contudo, afirmou que não há necessidade de criação de um ministério para tratar exclusivamente do tema. Atualmente, há uma Secretaria Nacional de Segurança Pública, subordinada ao Ministério da Justiça.

"Não se trata de ministério, até porque a questão da segurança é muito mais amplo do que só a visão repressiva."

Nenhum comentário: