quarta-feira, 11 de junho de 2014

Em meio à crise com PROS, PSB já estuda aliança Alternativa no Rio

Glauber Braga diz que partidos romperam, mas é desmentido por Miro e Hugo Leal

Isabel Braga, Cássio Bruno e Marcelo Remígio – O Globo

BRASÍLIA e RIO - Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), afirmou que o PSB do Rio irá buscar alternativas de coligação para a candidatura ao governo do estado. Glauber justificou a atitude: foi procurado pelo presidente do PROS-RJ, deputado Hugo Leal, que o informou que a candidatura do deputado Miro Teixeira (PROS) ao governo do Rio não se viabilizou internamente. Procurado pelo GLOBO, Hugo Leal, que estava ao lado de Miro no plenário da Câmara, não confirmou o sepultamento da candidatura de Miro.

- Eu fui falar com o Glauber sobre a matéria (reportagem) do GLOBO de hoje. Se ele concluiu isso (de que a candidatura se inviabilizou internamente) é conclusão dele, é por conta e risco dele. Não foi o que falei. Continuamos conversando - disse Hugo Leal.

Glauber está conversando com Hugo Leal sobre a coligação PROS-PSB no Rio. A candidatura de Miro garantiria um palanque importante para Eduardo Campos no Rio, mas enfrenta problemas na formação da chapa dos candidatos proporcionais - deputados estaduais e federais. Os PROS pressiona para que Romário saia candidato a federal e possa, como puxador de votos, garantir cadeiras de federal tanto para o PROS, quanto para o PSB. Romário, no entanto, quer concorrer ao Senado.

Glauber afirmou que o PSB já tinha dado indicativo de apoio à candidatura Miro e feito o gesto de concordar com a chapa de proporcionais, mas que o PROS colocou obstáculos à coligação. Ele e o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, teriam sido procurados por Hugo Leal e informados da inviabilidade interna da candidatura de Miro.

- Fizemos o indicativo de apoio à candidatura do Miro e depois, porque eles afirmaram que o problema era a coligação proporcional, também fizemos declaração pública de que estávamos dispostos a fazer também a coligação proporcional. Mas hoje, o deputado Hugo Leal me procurou, e também ao Amaral, dizendo que a candidatura do Miro não se consolidou internamente - disse Glauber, acrescentando:

- Vamos discutir no PSB qual o melhor caminho a seguir que atenda tanto à candidatura presidencial, quanto a necessidade de apoiar, no estado, uma candidatura que seja alternativa ao atual governo. E que represente o novo no Rio. Vamos avaliar do ponto de vista tático.

Pela manhã, em entrevista ao GLOBO, Glauber afirmou que o PROS tinha retirado a candidatura de Miro Teixeira:

- Fizemos de tudo para apoiar a candidatura do Miro, mas não decolou. O Hugo Leal me ligou e disse que não tinha mais como sustentar a pré-candidatura dele.

A crise na aliança PROS-PSB no Rio repercutiu. Integrantes da campanha de Campos e a própria candidata a vice-presidente na chapa, Marina Silva, ligaram para Miro Teixeira, querendo saber o que estava se passando. Miro, por sua vez, ironizou:

- Foi um erro de comunicação dentro do PSB. De repente, isso foi uma tentativa de manifetsar uma opinião de algo que não se confirmou.

O deputado completou:

- Continuo pré-candidato.

Na última quinta-feira, o PROS divulgou nota reafirmando a candidatura própria no Rio. O rompimento com o PSB, tanto na chapa majoritária quanto na proporcional, dividiria o partido no Rio, com grupos migrando para as candidaturas ao Palácio Guanabara de Lindbergh Farias (PT), Marcelo Crivella (PRB) e Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Nenhum comentário: