sábado, 7 de junho de 2014

Lula ataca imprensa por 'processo de desinformação premeditado'

Felipe Bachtold – Folha de S. Paulo

PORTO ALEGRE- Em fala a militantes do PT na noite desta sexta-feira (6) em Porto Alegre, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a imprensa nacional e internacional e disse que "há um processo de desinformação premeditado neste país" para levar à tona apenas as notícias negativas do governo Dilma Rousseff.

A presidente também compareceu ao evento e afirmou que existe uma "campanha sistemática contra a Copa" visando atingir o governo federal.

Em discurso, Lula afirmou que existe um "desejo mortal" da imprensa internacional de "diminuir o papel do Brasil e do governo" e de mostrar Dilma em um "perfil que não é o dela".

O ex-presidente pediu aos militantes que estejam preparados para saber exatamente o que acontece no país, para poder rebater as críticas dos adversários.

Na sequência, ironizou o "choque de gestão", tema de campanha dos tucanos ao tratar das gestões de Aécio Neves, presidenciável do PSDB, no governo de Minas Gerais.

"Toda vez que um tucano abre a boca pra falar em choque de gestão eu já sei que o trabalhador vai entrar pelo cano."

Lula disse que está mais interessado com a eleição deste ano do que com a disputada e vencida por ele em 2002. "Porque o que está em disputa não é disputa de nome. O que é mais sério que isso é que nós temos dois projetos em disputa."

Ao falar na sequência, Dilma disse que, na eleição, "a verdade vai vencer toda quantidade de mentira e desinformação disseminada pelo país".

"E é importante que a verdade vença essa quantidade de mentiras pra que o futuro possa vencer aqueles que querem voltar ao passado", afirmou, diante dos militantes petista.

Dilma também atacou a oposição e disse concordar com as críticas de Lula ao modelo de "choque de gestão". "A agenda deles é a agenda do retrocesso. É a volta de um país para poucos."

Ao lembrar da trajetória do PT na Presidência, disse que a "esperança" venceu o "medo instilado pelas elites nas grandes massas".

A presidente citou as manifestações do ano passado e disse que os atos não eram contra a Copa. Para ela, as críticas sobre a organização do evento são, na verdade, contra "nós".

"Nem na ditadura nós confundimos Copa com política."

Ao falar de aeroportos, Dilma disse: "Nada do que fizemos foi feito para a Copa. Foi feito para atender a imensa demanda do nosso país". E completou: "É padrão Brasil. Não é padrão Fifa."

Nenhum comentário: