sexta-feira, 20 de junho de 2014

Miro Teixeira retira pré-candidatura ao governo do Rio pelo PROS

• Em carta, o deputado federal reclama da “falta de ambiente” para uma coligação com o PSB de Eduardo Campos com Marina

Cássio Bruno – O Globo
-
RIO - O deputado federal Miro Teixeira anunciou nesta quinta-feira que retirou a sua pré-candidatura ao governo do Rio pelo PROS. Em carta enviada ao presidente regional do partido, Hugo Leal, o parlamentar reclama da “falta de ambiente” para uma coligação. A gota d'água foi a visita ontem do pré-candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, no Morro da Mangueira.

Eleições 2014
Segundo Miro Teixeira, a decisão não foi comunicada a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata a vice na chapa de Eduardo Campos, e que também participou da visita na comunidade carioca. Marina era a principal incentivadora da candidatura do parlamentar ao Palácio Guanabara. No entanto, Eduardo Campos já vinha negociando um acordo no estado com o senador Lindbergh Farias, pré-candidato ao governo pelo PT.

- A coligação não se revelou na prática durante a recepção ao Eduardo Campos (na Mangueira), por exemplo. Se isso aconteceu numa pré-campanha, imagina durante a campanha oficial - disse Miro Teixeira em entrevista ao GLOBO.

O deputado reclamou da pouca adesão de integrantes do PSB à agenda de Campos e Marina no Rio. O deputado federal Romário (PSB-RJ), pré-candidato ao Senado, por exemplo, ficou apenas poucos minutos no local e saiu sem falar com a imprensa. Aos jornalistas, Campos e Marina reiteraram apoio a Miro, que evitou polemizar:

- Não há culpados, há circunstâncias.

Procurado pelo GLOBO, o presidente do PSB no Rio, deputado federal Glauber Braga, não quis falar sobre o assunto. Disse apenas que vai se manifestar na convenção do partido marcada para o próximo sábado. Já o presidente regional do PROS, deputado federal Hugo Leal, não atendeu até o momento as ligações.

Leia abaixo a íntegra da carta de Miro Teixeira:

“Rio, 19 de junho de 2014.
Caro Hugo Leal.
Peço-lhe a gentileza de dispensar a Comissão Executiva do PSB do Rio de Janeiro do cumprimento da decisão de apoiar minha candidatura ao Governo do Estado, manifestada em duas notas oficiais, a última datada do recente dia 30 de maio. A falta de ambiente para uma coligação efetiva ficou muita clara na ausência do partido à recepção a Eduardo Campos ao pé do Morro da Mangueira, quarta-feira passada.

Lá esteve Romário, a quem estimulei, em várias oportunidades, a disputar o Senado. A ele, reitero meu apoio, ao mesmo tempo em que peço ao PROS que faça o mesmo. O tempo dedicado a intermináveis e recorrentes conversas e trocas de notas oficiais dos partidos nas últimas semanas foi o prenúncio de uma campanha eleitoral litigiosa entre aliados, o que me parece impróprio.

De minha parte permaneço disposto a qualquer enfrentamento, mas reconheço demasiado e pretensioso pedir o mesmo aos amigos. Tomo essa decisão sem compartilhá-la com Marina Silva, a quem reverencio e agradeço porque personalidade firme, sincera e grande incentivadora de minha candidatura ao Governo. Quero poupá-la de eventuais consequências políticas de minha deliberação.

Assim sendo, retire meu nome da lista de pré-candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro da disputa a ser travada na Convenção do PROS no dia 26 próximo. De resto e de modo democrático, seguirei a deliberação que ali for tomada. Receba meus agradecimentos e os transmita também ao Presidente Nacional do partido, Eurípedes Jr. e a todos da Rede Sustentabilidade pelo incentivo e manifestações públicas de apoio e companheirismo.

Atenciosamente,

Miro Teixeira”

Nenhum comentário: