quarta-feira, 25 de junho de 2014

Painel - Bernardo Mello Franco (interino)

- Folha de S. Paulo

Porta dos fundos
Antes de desistir da candidatura à reeleição, o senador José Sarney (PMDB-AP) dedicou um mês inteiro a avaliar as chances eleitorais de seu clã. As pesquisas indicaram que ele corria o risco de sofrer quatro derrotas simultâneas, nas eleições para governo e Senado no Maranhão e no Amapá. Acostumado a fazer campanha próximo à máquina pública, Sarney tentaria renovar o próprio mandato em uma situação incomum: é adversário do governador e do prefeito da capital, Macapá.

Vai indo... Apesar de todas as mesuras que Lula e Dilma devem fazer a Sarney, os petistas vinham abandonando o senador em seus dois redutos eleitorais. No Maranhão, recusaram-se indicar o vice do candidato do PMDB ao governo, Lobão Filho.

... que eu não vou No Amapá, o PT decidiu lançar a vice-governadora Dora Nascimento para enfrentar Sarney na corrida ao Senado.

Todos contra um O esforço para derrotar Sarney uniu esquerda e direita no Amapá. Randolfe Rodrigues, do PSOL, estimulou a candidatura ao Senado de Davi Acolumbre, do DEM. "Era uma frente ampla contra o coronelismo", diz o senador.

Agora é sério O vice-presidente Michel Temer (PMDB) telefonou para perguntar a Sarney se a decisão era para valer. Ouviu que a desistência de concorrer a mais um mandato é "definitiva".

Madeleine Nostálgico, o ex-presidente vinha demonstrando a aliados um certo desalento com a política. Dizia que a atividade "decaiu muito" e que sentia falta de grandes figuras do passado.

Ela não deixa Com as ameaças de PR, PP e PTB a Dilma, dirigentes do PSB cogitaram procurar as siglas. Desistiram com medo de Marina Silva. "Eduardo Campos está jogando futebol carregando ela no colo. É muito mais difícil fazer gol", reclama um aliado do pernambucano.

Olha eu aqui... O PSDB paulista retomou lobby para tentar emplacar José Serra como candidato a vice do presidenciável Aécio Neves. A ideia teria o aval de FHC.

... de novo A fórmula empolga o Palácio dos Bandeirantes porque abriria caminho para lançar o ex-prefeito Gilberto Kassab ao Senado. Assim, o governador Geraldo Alckmin amarraria o PSD em sua coligação.

Probleminha Aliados próximos a Aécio dizem que ele não tem a menor vontade de dividir a chapa com Serra. Ontem o mineiro não foi ao lançamento do livro do ex-governador. Mandou avisar que se atrasou e perderia um voo para Brasília.

Mais um O PRB, que controla o Ministério da Pesca, entrou do clube dos partidos que ameaçam abandonar a coligação de Dilma. Adiou sua convenção para o dia 30, no limite do prazo legal.

Retaliação O partido acusa o Planalto de isolar seu candidato ao governo do Rio, Marcelo Crivella, ao empurrar o Pros para o palanque de Anthony Garotinho (PR).

Freud explica Na convenção do Pros, Dilma citou Garotinho e "esqueceu" Lindberg Farias, candidato do PT.

Os preteridos Crivella almoça hoje com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), que não engoliu a aliança de seu partido com Cesar Maia (DEM). O bispo da Universal deve decidir até o fim do dia se mantém sua candidatura.

Visita à Folha A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Mariana Riscali, coordenadora da campanha, e Rodolfo Mohr, assessor de imprensa.

Tiroteio
"Não foi escolha, e sim imposição diante de um quadro adverso. Uma aposentadoria compulsória por falta de apoio popular."
DO EX-DEPUTADO FLÁVIO DINO (PC DO B-MA), sobre o anúncio de que o senador José Sarney (PMDB-AP) desistiu de disputar a reeleição em outubro.

Contraponto
Marimbondos de fogo
Em 59 anos de vida pública, José Sarney (PMDB-AP) enfrentou poucos adversários tão implacáveis quanto Millôr Fernandes (1923-2012). Ferino no traço e no texto, o jornalista adorava atacar os romances do senador, que se envaidece mais da obra literária do que da política.

--É um desses livros que, quando você larga, não consegue mais pegar --disparou, sobre "Brejal dos Guajas".

Quando Sarney assumiu a Presidência no lugar de Tancredo Neves, que adoeceu antes da posse, Millôr publicou um inesquecível cartum no "Jornal do Brasil". Sua legenda trazia apenas duas palavras: "Fomos bigodeados".

Nenhum comentário: