terça-feira, 3 de junho de 2014

Painel - Vera Magalhães

Bernardo Mello Franco (interino) – Folha de S. Paulo

Tropa de choque
Os secretários de Segurança Pública dos quatro Estados do Sudeste vão a Brasília amanhã para defender no Congresso o endurecimento do Código Penal. Eles querem aumentar penas, retardar a ida dos presos para o regime semiaberto e ampliar o número de crimes que são considerados hediondos. O pacote prevê penas mais longas por homicídio, quando a vítima for um policial, e por roubo, quando os criminosos recrutarem menores de idade para participar da ação.

Mãos ao alto Em ano eleitoral, a maior preocupação dos secretários é o aumento das estatísticas de roubo no Sudeste. Segundo pesquisas, o crime é o que mais colabora com a sensação de insegurança da população.

Remando contra Deputados da ala rebelde do PMDB começaram a telefonar para delegados que participarão da convenção do partido, dia 10. A todos, pedem voto contra a manutenção da aliança com o PT de Dilma Rousseff.

Páginas amarelas A turma pediu a funcionários da legenda uma lista de todos os dirigentes que podem votar no encontro. Alguns não gostaram do movimento e correram para avisar a cúpula do partido. O recado chegou ao vice-presidente Michel Temer, fiador da aliança com os petistas.

Ataque às bases A campanha de Dilma quer reforçar as candidaturas de Fernando Pimentel (PT), em Minas, e Armando Monteiro (PTB), em Pernambuco. A ordem é atacar as gestões de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) como governadores e forçá-los a gastar tempo defendendo o próprio legado.

Que se vayan todos Petistas que cruzaram pesquisas internas dizem que a avaliação do governo federal é superior ou equivalente à de governos de Estados como São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul e Paraná. A conclusão é que o "mau humor" dos eleitores está generalizado.

Hora extra A presidente fará serão na próxima sexta para tentar turbinar a campanha do petista Tarso Genro. Depois de passar o dia em Santa Catarina, ela pousa à noite em Porto Alegre para um ato do governador gaúcho, que está atrás de Ana Amélia (PP) nas pesquisas.

Chapa quente Campos e Marina Silva vão pisar hoje em território dominado pelo Comando Vermelho. A dupla vai a Vigário Geral, na zona norte do Rio. A favela é lembrada por uma chacina que deixou 21 mortos em 1993.

Faroeste Pela regra local, visitantes são obrigados a saltar do carro e entrar a pé na comunidade. O grupo AfroReggae, que convidou os políticos, diz que o tráfico "respeita" quem vai conhecer seu centro cultural.

Tecla mute Aécio não poderá gritar se o Brasil fizer gol na Croácia na abertura na Copa, dia 12. Ele assistirá ao jogo com a mulher, Letícia, que cumpre repouso em um hospital carioca.

Envergonhados Para tentar reduzir o desgaste da aliança com a família Sarney, o PT nacional barrou a ideia de indicar o vice de Lobão Filho (PMDB), candidato do clã ao governo do Maranhão. O partido ficará apenas com a vaga da chapa ao Senado.

Solitária A liminar que proibiu as caravanas de Alexandre Padilha (PT) pelo interior paulista impede reuniões com políticos de outros partidos. Os encontros incomodavam o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

#nãovaiterselfie Os convidados da Igreja Universal para a inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, não poderão tirar fotos com o celular. Os bispos querem controlar as imagens do interior do prédio.

----------------
Tiroteio
"Nem o PT, acostumado a defender os seus em qualquer situação, está ao lado de Luiz Moura. Isso pode prejudicá-lo no conselho."
DO DEPUTADO HÉLIO NISHIMOTO (PSDB-SP), presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, sobre a suspensão da filiação do deputado petista.
----------------

Contraponto
Acorda, pessoal

Franco Montoro não tinha pressa na campanha que o levou ao governo de São Paulo, em 1982. Em um dia de viagem pelo Vale do Paraíba, sua comitiva ficou uma hora a mais que o previsto na escala inicial, em São José dos Campos. Na segunda cidade, o atraso somava duas horas. Quando ele chegou a Cruzeiro, última cidade do périplo, já era tarde da noite e pouca gente resistia de pé.

Na Câmara, sete vereadores esperavam para discursar. A plateia só tinha três eleitores, dois deles dormindo. Mesmo cansado, Montoro não perdeu o bom humor:

--É o entusiasmo de vocês que nos motiva!

Nenhum comentário: