quinta-feira, 26 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Adeus às ilusões
A coordenação da campanha da presidente Dilma abandonou a crença de uma vitória no primeiro turno nas eleições para o Planalto. Os protestos e a queda da popularidade e da avaliação da presidente pesam. A cúpula petista avalia agora que o pleito será decidido no segundo turno. Lembram que, mesmo
bem avaliado, em 2006, o ex-presidente Lula não conseguiu vencer no primeiro turno.

Correndo na direção oposta
A integração dos três níveis de governo (nacional, estadual e municipal) é o principal argumento do prefeito do Rio, Eduardo Paes, para que o PMDB dê apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma. Ele e outros prefeitos vão procurar nos próximos dias o governador Luiz Fernando Pezão e o ex-governador Sérgio Cabral para defender essa posição. Paes avalia que os movimentos do presidente do partido no Rio, Jorge Picciani, colocam em risco essa integração, inaugurada no governo Lula, que tantos benefícios trouxe ao estado. Paes relatou, por telefone, a linha de ação que adotará para o vice-presidente, Michel Temer.

--------------------------------
“A presidente Dilma e o ministro Aloizio Mercadante foram muito corretos e entenderam a posição assumida pelo PTB de apoiar o candidato do PSDB ao Planalto”
Benito Gama Presidente nacional do PTB
--------------------------------

A chapa de Garotinho
O presidente estadual do PROS no Rio, deputado federal Hugo Leal, está consultando aliados do PT e do PMDB. Ele foi convidado para concorrer ao Senado na chapa ao governo do deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR).

Mudança de rumo
No encontro para tratar da campanha da presidente Dilma, os prefeitos do Rio, Eduardo Paes; de Caxias, Alexandre Cardoso; e, de Niterói, Rodrigo Neves, decidiram que não vão apoiar o candidato ao Senado do governador Luiz Fernando Pezão: o vereador Cesar Maia (DEM). A candidatura de Carlos Lupi (PDT) pode ser a beneficiária.

No comando
O PT criou uma comissão política para acompanhar as eleições presidenciais e nos estados. Integram-na: Rui Falcão (presidente do partido), Alberto Cantalice, Carlos Árabe, Mônica Valente, Geraldo Magela e Florisval de Souza.

Pop star
O marqueteiro João Santana está organizando um show hoje para o lançamento de Lindbergh Farias (PT) para o governo do Rio. A festa será no Via Show e terá um telão de LED com oito metros de altura e sete câmeras para captar imagens para a propaganda eleitoral. O candidato ao Senado, deputado Romário (PSB), será uma estrela.

Preparando terreno
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) anuncia hoje que a deputada Rebecca Garcia (PP) será vice na sua chapa ao governo de Amazonas. A deputada pretende se fortalecer para sair candidata à prefeitura de Manaus em 2016.

Eles estão de volta
Nas eleições de outubro, são dois ex-presidiários que vão concorrer aos governos estaduais. Ambos já são também ex-governadores. São eles: Waldez Góes, do PDT, no Amapá; e José Roberto Arruda, do PR, em Brasília. Ambos lideram as pesquisas.

O GOVERNADOR CID GOMES não abre o jogo. Ninguém sabe quem será seu candidato (CE). Mas aliados apostam no ex-ministro Leônidas Cristino.

Nenhum comentário: