sábado, 28 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

Todos são iguais
Os candidatos a presidente fazem discursos genéricos pela reforma tributária. Mas não assumem compromissos reais. Eles (do PT, do PSDB e do PSB), dizem especialistas, não querem de fato reduzir as receitas da União. Sua arrecadação tributária pulou de 66% do PIB, em 1995, para 68,3%, em 2006. A dos Estados caiu de 28,6% para 26%. Os governos FH e Lula jogaram na mesma direção.

‘É dando que se recebe’ federativo
O histórico da concentração das receitas pela União, desde a Constituição de 1988, consta de estudos acadêmicos do senador Francisco Dornelles (O Sistema Tributário da Constituição de 1988) e do advogado Flávio Tonelli Vaz (O ajuste fiscal efetivado no decorrer do Plano Real e suas repercussões na autonomia federativa). Não há inocentes. Ela foi praticada por Collor, Itamar, FH, Lula (com aval do PSB) e Dilma. Enquanto governadores e prefeitos se omitiram. Em texto do final do governo Lula, Dornelles foi taxativo: "União, Estados e Municípios atuam de forma concorrente em diversas áreas. A presença de órgãos federais e estaduais se chocam e, até, se anulam. A União se mantém habituada à antiga realidade, continua incapaz de absorver a alteração ocorrida (na Constituição de 1988) e voltou a aumentar seu campo de ação".

--------------------------
“É até compreensível que a União resista em omitir sua presença em estados e municípios, até porque isso implica perda de poder político”
Francisco Dornelles
Senador (RJ) e presidente de Honra do PP
----------------------------

PT larga PMDB e se une ao PSB
Crise na Paraíba. Os petistas abandonaram a candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). Aderiram ao governador Ricardo Coutinho (PSB). O petista Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa, Luciano, será candidato ao Senado.

A China vem aí
A presidente Dilma receberá no dia 17 de julho, com honras de chefe de Estado, o presidente da China, Xi Jinping. Pela primeira vez no Brasil, Jinping virá para as comemorações dos 40 anos de relações bilaterais entre as duas nações. Em 1974, ainda na ditadura militar, o Brasil reconheceu oficialmente a República Popular da China.

Redução dos danos
Os setores de inteligência da Polícia Federal e da Polícia Militar de Minas estão trocando informações sobre o falsário de Belo Horizonte que está vendendo ingressos para a final da Copa. A tarefa de localizar o golpista está com a PM.

Meirelles, o candidato ao Senado
Henrique Meirelles (ex-presidente do BC) será candidato ao Senado pelo PSD de São Paulo. Ele aceitou convite feito ontem pelo candidato do PMDB ao governo, Paulo Skaf. Sobre o fato do PSD abandonar os tucanos paulistas, o presidente do partido, Gilberto Kassab, justifica: “O paulista quer mudança e o Skaf ocupou o espaço da renovação”.

Na lista de espera
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, candidato ao governo do Ceará, está esperando pelo PSDB nacional para fechar a chapa. Seu candidato ao Senado, o ex-governador Tasso Jereissati, pode ser o vice de Aécio Neves.

Pendurou as chuteiras
O general G. Dias, da segurança do ex-presidente Lula, saiu do Planalto. Ele virou assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos, mas brigou com a secretária-executiva Suzane Dieckmann. or isso, pediu afastamento e vai se aposentar.
--------------------------
Ex-presidente da UNE Daniel Iliescu vai estrear nas urnas em outubro. Ele vai disputar uma vaga de deputado estadual no Rio pelo PCdoB.

Nenhum comentário: