quinta-feira, 5 de junho de 2014

Panorama político – Ilimar Franco

- O Globo

‘Carta ao Mercado’
Embalado pela estagnação da economia, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) lançará uma “Carta ao Mercado”, propondo “um choque de mudança”, como definiu um tucano. Aécio quer sinalizar aos empresários que é contra o intervencionismo e que cumprirá as metas de crescimento. A carta está sendo elaborada por Antonio Anastasia e pelo time de economistas do PSDB.

Vai e volta
O PSDB reabriu conversas com o PSD pela indicação de Henrique Meirelles a vice de Aécio Neves. As negociações passam pela chapa de Geraldo Alckmin ( PSDB) e Gilberto Kassab (PSD), em São Paulo, estimulada por Aécio

Uma folga da política
A cidade-sede que mais receberá turistas brasileiros para os jogos da Copa do Mundo será Brasília: 17% dos torcedores, seguida por São Paulo, para onde viajarão 14% dos turistas; Belo Horizonte, 13%; Rio, 11%; e Fortaleza, 10%. Os dados são de pesquisa concluída ontem pelo Ministério do Esporte, que ouviu 6.842 brasileirosde 26 de maio a 3 de junho. Dos torcedores, 38% conseguiram comprar ingressos para um jogo; 21%, para dois; e 11%, para três ou quatro partidas. Deles, 42% viajarão de carro, e 35%, de avião. A maioria se hospedará em hotéis: 42%, em econômicos; 33%, de primeira classe; e 5%, de luxo. Outros 18% reservaram pousadas e hostels.

---------------------------
“O Congresso tem de parar de acreditar que há conflito entre a democracia representativa e a direta. Propor a extinção dos conselhos, porque eles poderiam ser aparelhados, é absurdo”
Henrique Fontana (PT-RS)
Líder do governo na Câmara
-----------------------------

Dia de deputado
O medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa, passará o dia hoje em imersão na Câmara dos Deputados. Candidato pelo PSB de São Paulo, terá aulas sobre o processo legislativo, o trabalho das comissões e as votações. Quer fugir do perfil da campanha de Tiririca (PR), campeão de votos em 2010, que dizia não saber o que faz um deputado.

Cenário no Rio
Pesquisa encomendada pelo PMDB ao GPP Instituto mostra a presidente Dilma com 32,9% no Rio, o dobro de Aécio Neves (PSDB), 16%. Eduardo Campos (PSB), 7,1%, está empatado tecnicamente com Pastor Everaldo (PSC), 6,1%.

Vai feder
A uma semana da Copa, o governo do Distrito Federal está preocupado com a repercussão sobre o maior lixão em funcionamento no país. Ele já deveria ter sido fechado, mas o governo teve problemas com a licitação do aterro sanitário, suspensa pelo Tribunal de Contas. O ganhador ofereceu preço maior do que o segundo colocado.

Torcida ou discurso
Eduardo Campos foi aconselhado por integrantes do PSB a mudar a data da convenção que oficializará sua candidatura a presidente e de Marina Silva a vice. Será dia 28, quando, possivelmente, o Brasil disputará as oitavas.

No DNA
A Câmara aprovaria ontem a troca do nome da Ponte Rio-Niterói de Costa e Silva para Betinho. O deputado Alexandre Leite (DEM-SP) pediu vista. Jandira Feghali (PCdoB) se irritou com o colega: “Está no DNA do DEM a defesa da ditadura”.

---------------------
PAULO SKAF (PMDB), candidato ao governo de São Paulo, recebeu apoio do PDT, que indicará o vice, e do PROS. Ambos negociados por Michel Temer

Nenhum comentário: