quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pesquisa aponta disputa de Pezão e Lindbergh pelo 3º lugar

• Garotinho e Crivella lideram empatados a corrida pelo governo

O Dia

RIO - Pesquisa do Instituto GPP aponta o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PRB) empatados em primeiro lugar na corrida pelo Palácio da Guanabara. Encomendado pelo PMDB do Rio, o levantamento mostra o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o senador Lindbergh Farias (PT) embolados na terceira posição na disputa pelo governo do Rio.

Pela pesquisa, realizada com dois mil eleitores, nos dias 31 de maio e 1º de junho, o ex-governador Garotinho lidera com 19,5% das intenções de voto contra 19% de Crivella. Pezão aparece na frente de Lindbergh com uma pequena vantagem: o peemedebista detém 11,7% da preferência do eleitorado fluminense, enquanto o petista aparece com 10,6% .

Em seguida, vem Cesar Maia (DEM) com 7,2%. Miro Teixeira, do Pros, aparece na última posição com 3%. Menos de 30% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto ou não sabem ainda em quem votar. Entre os quatro primeiros colocados na disputa pelo governo do Rio, Pezão aparece como o mais desconhecido do eleitorado fluminense, segundo a pesquisa do Instituto GPP. Garotinho é o mais conhecido do eleitor, mas também o que apresenta o maior índice de rejeição.

“Na medida em que o governador Pezão vai se tornando mais conhecido, melhora a sua intenção de voto. Entre todos os candidatos, ele ainda é o mais desconhecido e, por isso mesmo, o candidato com maior potencial de crescimento. Ele já deu um salto desde abril, quando assumiu o Governo. Não tenho dúvidas de que chegaremos na frente no segundo turno”, afirmou presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, mentor do movimento ‘Aezão’, que será lançado hoje no Rio e prega o voto para presidente o senador Aécio Neves (PSDB) e em Pezão para governador.

A candidata à reeleição e presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa do GPP no Estado do Rio de Janeiro, com 32,9%. O tucano Aécio Neves está com 16%. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) tem 7,1% das intenções de voto, seguido de perto do pastor Everaldo (PSC), com 6,1%. O senador Randolfe Rodrigues, do Psol, tem 1,1% dos votos. Segundo a pesquisa do GPP, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) aparece em primeiro lugar na disputa por uma vaga no Senado, com 26,3% das intenções de voto. Depois, vêm os deputados Jandira Feghalli (PC do B), com 22,7%, e Romário (PSB), com 21,6%.

Nenhum comentário: