domingo, 29 de junho de 2014

Serra decide ser candidato a deputado federal

Daniela Lima – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O ex-governador José Serra (PSDB) decidiu se candidatar a deputado federal por São Paulo. Segundo integrantes da Executiva do PSDB, aliados do tucano formalizaram sua inscrição na chapa neste sábado (28).

A decisão ocorre após um impasse interno. Em maio, Serra formalizou em seus canais de internet disposição em disputar o Senado ou uma cadeira na Câmara. Na última semana, no entanto, o governador Geraldo Alckmin ofereceu a vaga de senador ao PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab. Houve reação de líderes do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidenciável da sigla, senador Aécio Neves (MG), que defendiam Serra como o nome para o posto.

A desavença interna levou o ex-prefeito a abandonar as negociações com o PSDB e se aliar ao candidato do PMDB, o empresário Paulo Skaf, que hoje aparece como o principal adversário de Alckmin em sua campanha à reeleição. Em retribuição ao convite, Skaf ofereceu a vaga de senador em sua chapa ao ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Ele prometeu responder ao convite na segunda-feira (30), mas o PMDB está confiante de que aceitará a empreitada.

O impasse em torno da vaga também levou Serra a optar por disputar uma vaga na Câmara. Dirigentes do PSDB de São Paulo disseram ao ex-governador que não poderiam garantir que ele seria o único candidato a senador da chapa de Alckmin, que conta com o apoio de 14 partidos. Isso reduziria muito o tempo de propaganda na TV a que o tucano teria direito.

Os principais aliados de Serra esperam que sua candidatura à Câmara amplie a votação na legenda no Estado e garanta o aumento da bancada de deputados federais alinhados ao PSDB.

Serra participará amanhã da convenção que irá sacramentar a candidatura de Alckmin à reeleição. Está previsto um discurso do ex-governador. A decisão do PSDB sobre quem será seu candidato ao Senado deve ficar para a segunda-feira (30). Não está descartada que a chapa de Alckmin tenha mais de um candidato ao cargo. Só o PSDB tem dois nomes à disposição: o dos deputados José Aníbal e Mendes Thame. Há ainda interesse de dirigentes do PTB de emplacar uma candidatura ao posto.

Nenhum comentário: