terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

O pós-Copa de Dilma
Depois de uma Copa do Mundo que foi antecedida de uma saraivada de críticas e virou um sucesso, a presidente Dilma Rousseff dá os primeiros passos no sentido de usar o mesmo mote para empacotar as avaliações negativas sobre o desempenho da economia do país este ano. O primeiro lance veio ontem ao responder as perguntas dos internautas sobre o Produto Interno Bruto (PIB). A ordem agora é bater nessa tecla enquanto der, comparando os indicadores do Brasil com os dos demais países que integram o G20. Como ali estão todas as grandes economias em crise, a expectativa dos governistas é de, até o fim da campanha, convencer o eleitor de que há muitas economias em situação muito pior do que a brasileira. Não será "a economia das economias" com o mesmo impacto da "Copa das Copas", mas a aposta do PT é de que deixará no eleitor alguma dúvida sobre o que dirão os adversários.

Foco tucano
A cada viagem pelo país, Aécio Neves deve dedicar outra ao estado de São Paulo. Entre os tucanos, há a certeza de que, se Aécio conquistar os eleitores paulistas, será ele a subir a rampa em janeiro de 2015.

Foco socialista
Depois de passar praticamente toda a pré-campanha em São Paulo, Eduardo Campos, do PSB, dedicará os próximos passos ao reforço no Nordeste. É dali que ele pretende tentar consolidar uma liderança capaz de melhorar os índices, enquanto Marina Silva percorre o Norte e o centro-sul onde obteve uma expressiva votação.

Conta de chegada
O argentino Diego Brandy apresentou ontem, durante reunião em Brasília, gráficos e cenários baseados nas pesquisas atuais para tentar provar por A mais B que o socialista derrotará Dilma Rousseff num segundo turno da sucessão presidencial. É a forma de tentar motivar os diretórios estaduais a se engajarem na campanha. Todos os estados mandaram representantes, exceto Sergipe. Epa! Lá, Garotinho teve dificuldades quando foi candidato a presidente pelo mesmo partido.

E a polícia, hein...
Não é só a presidente Dilma Rousseff que pretende tirar algum proveito da Copa do Mundo. A Polícia Federal e a Polícia Civil do Rio de Janeiro mostraram "padrão Fifa" nesse escândalo da máfia dos ingressos. O esquema funcionava a quatro copas e foi detonado no Brasil. Essa história certamente vai render.

Legislativo desmotivado
Paralelamente à Copa do Mundo, os parlamentares estão revoltados porque a maioria das emendas ao Orçamento deste ano ficou para novembro. Ou seja, depois da eleição. O problema é que, nesse caso, quem não se reeleger pode dar adeus à realização de obras aos municípios que indicou. Toda eleição é assim e é aí que o governo economiza e o Congresso joga aquela pauta bomba, para ver se o governo solta alguma emenda em troca do voto.

E o feriadão, hein.../ Os governistas planejam manter o feriado até o fim da semana. Tudo para não dar quórum à CPI Mista da Petrobras que tem reunião marcada para esta quarta-feira.

Cuidadosos.../ Depois que a Força Aérea Brasileira passou a registrar no site os voos de transporte especial de autoridades, muitos personagens de Brasília estão mais comedidos na hora de pedir um jatinho da FAB. Renan Calheiros, por exemplo, foi ao jogo na sexta-feira, mas não consta entre aqueles que pediram transporte para Fortaleza.

...E econômicos/ Os ministros que requisitaram (foram quatro), tinham alguma relação com os eventos, caso do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, o da Defesa, Celso Amorim (foto), e o do Esporte, Aldo Rebelo. E ainda dividiram o aeronave. Amorim, entretanto, seguiu direto para o Rio de Janeiro, onde tem residência, e foi mais cedo a Fortaleza porque tinha reunião sobre a segurança para a reunião dos Brics.

Por falar em Brics.../ A delegação russa aproveitou a precursora do presidente russo, Vladimir Putin, para conhecer melhor o Palácio do Planalto com direito a visita guiada ontem no fim da tarde. Putin chega ao Brasil no sábado, em tempo de acompanhar no Maracanã a final da Copa do Mundo. Oxalá nos proteja para que a nossa Seleção esteja em campo! Brasiiiiiilllllll!

Nenhum comentário: