sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dilma e Aécio empatam no segundo turno, diz Datafolha

• Presidente lidera corrida presidencial, mas avaliação de seu governo piora

• Simulação de segundo turno mostra candidata petista com 44% das intenções de voto e tucano com 40%

Ricardo Mendonça – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff continua na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, mas a avaliação de seu governo piorou e pela primeira vez ela aparece tecnicamente empatada com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas simulações de segundo turno, de acordo com uma nova pesquisa feita pelo Datafolha.

Dilma tem 36% das intenções de voto na simulação de primeiro turno. Segundo o Datafolha, se o turno final da disputa fosse hoje, Dilma teria 44% dos votos e Aécio alcançaria 40%.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, eles estão na situação limite do empate técnico.

Num eventual segundo turno contra o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o resultado seria 45% para Dilma contra 38% para Campos. É também a menor diferença entre os dois na série de nove pesquisas do Datafolha com este cenário desde agosto de 2013.

Em relação à pesquisa anterior, feita no começo deste mês, o quadro do primeiro turno apresenta pouca diferença. Em 15 dias, Dilma oscilou de 38% para 36%. Aécio manteve os 20%. Campos oscilou de 9% para 8%.

Juntos, todos os adversários de Dilma também somam 36%. Considerando a margem de erro, portanto, não é possível saber se haveria ou não segundo turno se a eleição fosse hoje.

A oscilação negativa de Dilma no primeiro turno e a aproximação de seus rivais em simulações de segundo turno são coerentes com o aumento do percentual de eleitores que julgam o atual governo como ruim ou péssimo.
Conforme a pesquisa, 29% desaprovam a gestão Dilma. É, numericamente, o maior percentual de ruim e péssimo para a petista desde o início de sua gestão, em 2011.

Já os eleitores que classificam a administração como boa ou ótima somam 32% agora, praticamente a mesma taxa apurada no fim de junho de 2013, imediatamente após o auge da grande onda de protestos pelo país. Naquela ocasião, a taxa de aprovação à gestão petista despencou de 57% para 30%.

Em relação à pesquisa anterior, a rejeição a Dilma subiu de 32% para 35%. O segundo mais rejeitado é o Pastor Everaldo (PSC), com 3% das intenções de voto, mas 18% de rejeição. Os que rejeitam Aécio oscilaram de 16% para 17%. Campos mantém os 12% da pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e quarta (16). A pesquisa foi encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo.

Nenhum comentário: