sexta-feira, 4 de julho de 2014

‘Fazendo o diabo’ (2) – Rede de entregas

• A dois dias do prazo legal, presidente promove mega evento para entrega de casas

• Em eventos simultâneos, exibidos em telão, Dilma e ministros distribuem casas pelo país

Fernanda Krakovics – O Globo

BRASÍLIA - Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff anunciou, na manhã desta quinta-feira, a construção de 3 milhões de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em um eventual segundo mandato. Até o final deste ano, serão contratadas 2,750 milhões, segundo o governo federal.

- Nosso objetivo é deixar claro que é possível contratar agora 3 milhões de moradias, porque aquilo que está dando certo tem que ter continuidade. As famílias de menor renda têm que continuar recebendo subsídio. Precisamos sinalizar para os empresários se prepararem com terrenos, discutir com prefeitos para que isso ocorra a partir de 2015.

A dois dias do limite permitido por lei para inauguração de obras e lançamento de programas, a presidente promoveu uma entrega simultânea de 5.460 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em onze cidades de sete estados, além do Distrito Federal. A partir de uma cidade satélite nas proximidades de Brasília, onde entregou 464 casas, Dilma ancorou, por meio de um telão, atos semelhantes pelo restante do país, onde estavam dez ministros.

No evento, Dilma passou por uma saia justa. Falando de Santo André (SP), a ministra Miriam Belchior (Planejamento) festejou que lá os apartamentos têm varanda. Na sua vez, a ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) ressaltou que em Joinville (SC), onde estava, os apartamentos não tinham varanda, mas tinham churrasqueira. No Paranoá (DF), onde estava Dilma, as unidades habitacionais não têm uma coisa nem outra.

- Numa tem churrasqueira, noutra tem varanda, aqui tem espaço - tentou remediar Dilma.

Participaram do evento, simultaneamente, as seguintes as seguintes cidades com a presença de ministros: Curitiba – Henrique Paim (Educação); Duque de Caxias (RJ) – Gilberto Occhi (Cidades); Santo André (SP) - Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão); Joinvile (SC) - Ideli Salvatti (Secretaria de Direitos Humanos); Belford Roxo (RJ) - Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Betim (MG) - Clelio Campolina (Ciência, Tecnologia e Inovação); São Vicente (SP) - Arthur Chioro (Saúde); Governador Valadares (MG) - Eleonora Meiecucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres); Juazeiro do Norte (CE) - Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário); e Jequié (BA) - César Borges (Secretaria de Portos).

Nenhum comentário: