quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ibope mostra empate técnico entre PT e PSDB em Minas

• Petista Fernando Pimentel tem 25% das intenções de voto, enquanto que o tucano Pimenta da Veiga tem 21%, margem de erro é de 3 pontos percentuais

Marcelo Portela, Angela Lacerda, Daniel Galvão e Fernanda Nunes – O Estado de S. Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 30, mostrou empate técnico entre o candidato do PT ao governo de Minas Gerais, o ex-ministro Fernando Pimentel, e o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB). Pelo levantamento, que tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos, o petista tem 25% das intenções de voto, contra 21% do tucano.

Pimenta é apoiado pelo ex-governador Antonio Anastasia e pelo presidenciável Aécio Neves, ambos do PSDB.

Além de Minas Gerais e São Paulo, o Ibope fez pesquisas sobre as eleições para governador no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Distrito Federal, todas divulgadas em telejornais locais da Rede Globo.

No Rio, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) tem 21% das intenções de voto. Ele está empatado tecnicamente com o senador Marcelo Crivella (PRB), que tem 16%, e com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 15%. O senador Lindbergh Farias (PT) aparece com 11%.

No DF,José Roberto Arruda (PR), que chegou a ser preso quando ocupava o governo do Distrito Federal, em 2010, por causa do escândalo conhecido por mensalão do DEM, lidera a disputa pelo cargo, com 30% das intenções de voto. O atual governador, Agnelo Queiroz (PT), tem 16%, em empate técnico com Rodrigo Rollemberg (PSB), que tem 14%.

Em Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto, do PTB e com apoio do PT, lidera na preferência do eleitorado, com 43%. O segundo colocado é Paulo Câmara (PSB), candidato governista e afilhado do presidenciável Eduardo Campos, que aparece com 11%.

Senado. Nas disputas pelo Senado, o ex-jogador de futebol e deputado Romário (PSB) tem 24% das preferências no Rio, contra 17% para o ex-prefeito Cesar Maia. Em Minas, o ex-governador Anastasia aparece com larga vantagem sobre o segundo colocado, Josué Gomes (PMDB): 38% a 7%. Em Pernambuco, o petista João Paulo tem 37% e está à frente de Fernando Bezerra (PSB), com 16%. O deputado Reguffe (PDT) lidera a disputa pelo Senado no Distrito Federal, com 31%, à frente de Magela (PT), com 16%.

O Ibope ouviu 1.512 eleitores em Minas, 1.204 no Distrito Federal, 1.204 no Rio e 1.204 em Pernambuco. A margem de erro máxima das pesquisas é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança de 95%.

Nenhum comentário: