segunda-feira, 7 de julho de 2014

Painel - Bernardo Mello Franco (interino)

Mudança de humor
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) decidiu adotar um tom mais cauteloso sobre a Copa para não ficar na contramão do noticiário predominantemente positivo do evento. Pesquisas internas mostraram que a organização do torneio é bem avaliada e está ajudando Dilma Rousseff a se recuperar na eleição. A um mês da Copa, Aécio criticava atrasos em obras de infraestrutura. Ontem, no primeiro dia oficial de campanha, mudou o tom e disse que o governo tenta se "apropriar" do evento.

Sócio-torcedor Antes da competição, Aécio dizia a aliados que pretendia manter distância dos estádios. Na última sexta-feira, não resistiu e postou uma foto com a filha no Maracanã, durante o jogo entre França e Alemanha.

Pós-calmaria Os tucanos acreditam que o debate sobre os gastos exagerados com a Copa está latente. A campanha pretende retomar a discussão sobre esse assunto depois do evento.

Forcinha O escritório de advocacia Opice Blum, que atua na campanha de Aécio, ajudou o deputado Nelson Marchezan (PSDB-RS) a elaborar um projeto de lei que torna crime o uso de perfis falsos na internet. A pena máxima é de detenção por um ano.

Corrente pra frente O PSB reúne hoje em Brasília os dirigentes estaduais do partido para cobrar engajamento total na campanha de Eduardo Campos ao Planalto.

Todos juntos Aliados de Campos identificaram risco de que seções do partido façam "corpo mole" na disputa presidencial em Estados como o Amapá, onde o PSB se aliou ao PT. "Não existe neutralidade nessa campanha", resume um dirigente da sigla.

Arcadas A presidenciável Luciana Genro (PSOL) vai dividir o tempo entre a campanha e o mestrado em filosofia do direito na USP. Ela promete se matricular em ao menos uma disciplina neste segundo semestre.

Debutante Marília, cidade de 230 mil habitantes no interior de São Paulo, deve puxar a fila dos comitês conjuntos de Campos e Geraldo Alckmin (PSDB). O QG será tocado pelo prefeito, Vinicius Camarinha (PSB).

Então, tá Tucanos paulistas sustentam que o PSDB não financiará nem cederá equipes para esses comitês. Farão campanha, dizem, apenas para Aécio Neves.

Lá e cá Gilmar Gimenes, ex-diretor da estatal paulista de tecnologia Prodesp, conseguiu legenda para se candidatar a deputado estadual pelo PSDB. Investigado pela corregedoria do governo tucano por sua evolução patrimonial, ele diz que ganhou sozinho na loteria.

Sem filtro A decisão do PSDB de aceitar a candidatura de Gimenes irritou dirigentes tucanos, que temem o desgaste do partido. Ele é aliado do secretário de Planejamento paulista, Julio Semeghini.

Desfalque Um terço dos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo vai disputar as eleições de outubro. Entre os 17 que devem entrar em campanha, os nanicos Laércio Benko (PHS) e Gilberto Natalini (PV) são candidatos ao governo paulista.

Sem passaporte Joaquim Barbosa disse a colegas que vai evitar o calor de Miami (EUA), onde tem apartamento, nas primeiras semanas de aposentadoria. Quer aproveitar o descanso no Rio.

Más grande A Secretaria de Aviação Civil contou a chegada de 40 aviões fretados a Brasília, na sexta-feira e no sábado, com torcedores argentinos que assistiriam ao jogo entre a seleção do país e a Bélgica. A média durante o início da Copa era de um voo argentino fretado por dia.

Tiroteio
"Dilma deveria sair de casa para conhecer o mundo real. Pode caminhar pelo entorno de Brasília, nem precisa de avião presidencial."
DO DEPUTADO BETO ALBUQUERQUE (PSB-RS), sobre o primeiro dia de campanha, quando a presidente Dilma Rousseff não teve agenda pública.

Contraponto
Ponto de vista

Em visita ao Festival do Japão, em São Paulo, os tucanos Aécio Neves, Aloysio Nunes, Geraldo Alckmin e José Serra ganharam bonecos Daruma --figura que dá sorte, de acordo com a tradição japonesa.

Seguindo a orientação dos organizadores da feira, os quatro fizeram pedidos e pintaram um dos olhos do boneco. Se os desejos se realizarem, devem pintar o outro.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB-SP), que acompanhava a comitiva, brincou:

--Quando eu fui candidato a prefeito de São Bernardo, em 2008, ganhei um desses. Mas está caolho até hoje...

Nenhum comentário: