terça-feira, 22 de julho de 2014

Panorama político :: Ilimar Franco

- O Globo

Calibrar o discurso
As recentes declarações de Aécio Neves sobre o Mais Médicos não agradaram a integrantes de sua campanha. Eles dizem que o tucano devia “colocar melhor sua posição”. Temem que o PT cole a imagem de que ele é contra o programa. Aliados defendem que Aécio não se envolva no embate corporativo. Explicam que para o eleitor o que importa é ter médico e não de onde ele é (Cuba) ou quanto ganha.

A tática do medo
A intervenção da presidente Dilma, contestando Aécio Neves na questão do Mais Médicos, revela que a campanha petista vai, novamente, apostar na desconfiança dos eleitores mais pobres (e que são a maioria) em relação aos tucanos. Dilma já havia marcado em cima discurso de Aécio prometendo que tomaria medidas duras se vencer a eleição. O PT vai semear a desconfiança, enquanto o PSDB terá a tarefa de conquistar a população. Diante do fato de que os eleitores costumam ser conservadores nas urnas, cientistas políticos ligados aos tucanos avaliam que, para capitalizar o desejo de mudança, é preciso encorajar e dar segurança aos votantes.

-------------------------
“Há muito o PMDB tem sido o fiel guardião da democracia e da governabilidade de todos os últimos governos do regime democrático”
Valdir Raupp, senador (RO), sobre o apoio aos presidentes Fernando Henrique (PSDB), Lula (PT) e Dilma (PT
------------------------

Recall
Há uma grande dúvida nos meios políticos sobre a presença do ex-presidente Fernando Henrique na campanha tucana pela TV. Ela será definida pelas pesquisas. Elas vão mostrar se prevalece na memória o FH do Real ou o FH do apagão.

Ator principal
Sobre o protagonismo do ex-presidente Lula no programa de TV da campanha da presidente Dilma, um dirigente petista afirma: “O Lula terá uma presença forte. Mas ele é muito maior do que um âncora (apresentador)”. O petista garante que não há divisão na coordenação entre lulistas e dilmistas. E que a TV da Dilma está em processo de criação.

Correu para o abraço
Os tucanos comemoram a visita do governador Geraldo Alckmin (SP), sábado na capital, ao Centro de Tradição Nordestina. Ele demorou 30 minutos para chegar ao palco, tal a quantidade daqueles que queriam tirar fotos ao seu lado.

Constrangimento
Não são só os candidatos à Câmara dos Deputados Jean Willys e pastor Jefferson Barros que farão campanha sem se falar no PSOL do Rio. Os candidatos à Assembleia Marcelo Freixo e Janira Rocha não se falam desde que a deputada foi acusada de cobrar colaboração de parte dos salários dos funcionários de seu gabinete.

A leitura
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e sua equipe ficaram muito animados com o recente Datafolha. Destacam que as intenções de voto nele triplicaram, em relação à anterior, e que ele lidera na pesquisa espontânea

Novos ares
A Copa do Mundo mudou o ranking dos destinos turísticos no Brasil. Manaus (AM) e Fortaleza (CE), que foram cidades-sede, entraram na lista das dez cidades mais visitadas. João Pessoa (PB), que fica no caminho entre duas cidades-sede (Natal e Recife), entrou no top 20.
--------------------
MINISTRO Celso Amorim vai hoje ao aniversário da Força de Submarinos de Niterói. A construção de 5 submarinos nucleares é prioridade da Defesa

Nenhum comentário: