quarta-feira, 30 de julho de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

Bola de cristal
Os chefes de torcida da presidente Dilma, de Aécio Neves e de Eduardo Campos repetem que ganharam a eleição. Mas quem não integra a divisão de propaganda é cauteloso. Especialistas em pesquisa lembram que a campanha não começou de fato e que os eleitores só vão se ligar com os candidatos na TV. Para eles, um quadro real do embate será delineado depois de uma semana de TV no ar.

O pastor pede passagem
Como é praxe entre os candidatos, o Pastor Everaldo (PSC) acredita que vencerá as eleições para presidente. Com cerca de 3% nas pesquisas, não perde a confiança. "Tenho mais que uma atiradeira e uma pedrinha", diz, em alusão ao episódio David e Golias (Bíblia). Quanto ao PSC, prevê que a bancada na Câmara vai pular para 34. Evangélico, diz que sempre andou pela esquerda, de Brizola a Lula. E conta que foi um dos que implantou o Cheque Cidadão, no governo Garotinho (1999). Sobre a presidente Dilma: "Ela vai entregar um país arrasado para o sucessor".
--------------------------------
"Eu acredito em milagre... e Jesus disse: "Tirem a pedra!" E, em seguida: "Lázaro, levanta e sai!" Estou fazendo minha parte, levantando a pedra, trabalhando, o resto é milagre".
Pastor Everaldo
Candidato à Presidência da República pelo PSC
--------------------------------
A ameaça
O presidente do PTB, Benito Gama, adverte seu líder na Câmara, Jovair Arantes. "Ele não pode confrontar o partido. Vamos reagir", afirma Benito sobre encontro que está sendo organizado entre os deputados do PTB e a presidente Dilma.

Aposta na virada
O tucano Aécio Neves fará ofensiva de três dias no Nordeste em 12 de setembro. Visitará capitais e cidades do interior. A porta de entrada será a Bahia. Lá, seu palanque tem: para o governo Paulo Souto (DEM) e para o Senado Geddel Vieira Lima (PMDB), na foto. As pesquisas internas indicam que suas intenções de voto triplicaram no estado.

Genéricos
No Diálogo com os presidenciáveis, hoje na CNI, a expectativa do setor é a de que os candidatos apresentem propostas concretas para a indústria. Nesses eventos, eles costumam pregar redução de impostos e medidas em prol da competitividade.

Constrangimento
O PSDB entrou com ação acusando as pastas da Saúde e da Educação de veicular anúncios em data proibida por lei. O ministro do TSE Tarcísio de Carvalho Neto deu liminar. Por fim, o PSDB descobriu que a publicidade foi no prazo legal. E na sua defesa, alegou que foi induzido a erro pela empresa de clipping do partido, a ANNT.

Alinhamento
No comando da campanha da presidente Dilma é alta a expectativa com a candidatura de Anthony Garotinho ao governo do Rio. A avaliação é a de que o eleitor do líder nas pesquisas se identifica com as propostas do governo federal petista.

O bom moço
Candidato ao Senado em Brasília, o deputado Reguffe (PDT) promete que, se eleito, terá só 14 funcionários no gabinete. O candidato ao governo da sua chapa, senador Rodrigo Rollemberg (PSB), tem 32. O trabalhista Cristovam Buarque tem 24.
----------------------------
O governador Agnelo Queiroz (DF) foi visto com sua moto, e jaquetão incrementado, no 11º Brasília Motocapital. O evento reuniu 300 mil pessoas.

Nenhum comentário: