domingo, 10 de agosto de 2014

Aécio diz que mudança em perfis de jornalista na Wikipédia é ‘autoritarismo’ do Planalto

• Em visita a Manaus, candidato à Presidência pelo PSDB sugere novo slogan para o governo

- O Globo

MANAUS - O candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, afirmou neste sábado que a alteração de biografias de jornalistas na Wikipédia é uma demonstração de “autoritarismo” do governo federal. Reportagem publicada pelo GLOBO revelou que o IP 200.181.15.10, da Presidência da República, foi usado na enciclopédia colaborativa virtual para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo em maio do ano passado.

- Eles acham que tudo pode e que são donos da história do país e, agora, da biografia de jornalistas e das pessoas. Eu sou grande vítima desta ação inescrupulosa de setores do governo que busca alterar a biografia de pessoas que têm posição independente. Isto é uma demonstração do descaso deste governo para com a própria democracia - afirmou Aécio.

Aécio disse que a Presidência deve dizer “com muita clareza” as providências que estão sendo tomadas quanto à denúncia de alteração de textos na Wikipédia.

- Senão está na hora dela (presidente) mudar slogan de seu governo de um Brasil “para todos” para Brasil de “eu não sabia de nada”. Cada denúncia que surge, seja em relação ao mensalão ou em relação à Petrobras e a tantas outras é sempre “eu não sabia de nada” - criticou o candidato.

'Municípios não podem continuar sendo patinho feio'
Em visita à capital do Amazonas, Aécio falou em “refundar o Brasil” para que os municípios deixem de depender de recursos e da vontade do governo federal. Ele disse que, se eleito, vai reconstruir a federação para impedir que o Executivo federal seja o único a definir as prioridades em cada uma das regiões.

- Os municípios não podem continuar sendo o patinho feio da Federação, dependendo em tudo da boa vontade e do bom humor de quem está no governo central - disse Aécio. - Se eu for eleito presidente pretendo proibir que o governo federal faça desonerações de tributos incidentes sobre a parcela que atende os municípios, porque isto significa menos educação e menos mobilidade. Temos que garantir a alforria dos municípios brasileiros.

O candidato do PSDB prometeu que, se eleito, vai garantir o resgate dos investimentos, com serenidade, tranquilidade para que o Brasil volte a crescer, respeitando os municípios:

- Hoje é atendido quem é amigo do rei ou da rainha, e o dinheiro é público. Não existe essa história de dinheiro federal, dinheiro estadual e dinheiro municipal. O dinheiro é público e é assim que tem que ser tratado: de forma republicana.

Aécio falou a prefeitos do Amazonas em uma casa de eventos na zona centro-sul de Manaus. Horas antes do encontro, a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apreendeu duas placas que estavam adornando a parte externa do local com propaganda de Aécio.

O coordenador da Comissão, Fued Cavalcante afirmou que as placas estavam acima do tamanho permitido de quatro metros quadrados.

- Elas mediam 18 metros quadrados e, além disso, não tinham a identificação do CNJP do candidato nem da gráfica responsável pela confecção - disse.

Nenhum comentário: