sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Aécio tenta conter 'efeito Marina' no Rio e em SP

• Contando com o Sudeste para chegar ao segundo turno, tucano reforçará presença nos dois estados

Silvia Amorim – O Globo

SÃO PAULO - RIO e São Paulo foram identificados pela campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB) como os estados em que a candidatura dele está mais suscetível a um eventual "efeito Marina Silva" (PSB). Diante disso, em caráter preventivo, a orientação é reforçar a campanha nos dois redutos, principalmente em suas regiões metropolitanas. O PSDB quer evitar que a entrada de Marina na eleição prejudique o crescimento de Aécio. O tucano conta com o desempenho no Sudeste para chegar ao segundo turno.

- Antes da Marina, você tinha o seguinte cenário no Rio: quem não era Dilma votava em Aécio. Agora, quem não é Dilma pode não ser um voto de Aécio - resumiu um dos integrantes da campanha tucana.

Aliados de Aécio avaliam que a figura da ex-senadora é muito forte e admitem que a entrada dela na eleição traz preocupação. Em 2010, Marina terminou o primeiro turno em segundo lugar, impondo mais de 700 mil votos de vantagem sobre o então candidato do PSDB, José Serra.

Os tucanos acreditam que Dilma Rousseff vencerá o primeiro turno no Rio, mas dizem estar confiantes que Aécio ficará em segundo lugar. Pesquisas feitas pela campanha estariam apontando uma perda maior de votos por parte de Dilma do que de Aécio no estado com a entrada de Marina.

A campanha está programando um reforço de pessoal nas ruas e de material casado de Aécio com os candidatos a deputado. Até agora, como o PSDB tem pouca força no Rio, esse trabalho estava sendo feito majoritariamente pelo PMDB. Também há apoiadores do senador que dizem ser necessária uma mudança de discurso no Rio.

- Até a semana passada, nosso discurso era desmontar a Dilma. Agora, precisamos de um discurso mais sofisticado, com foco na Marina - afirmou um auxiliar do presidenciável.

Aécio volta ao Rio hoje para agenda na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). Na segunda-feira, o tucano estará novamente no estado. Ele vai andar pela Saara e pegar a barca rumo a Niterói, onde fará corpo a corpo no Centro e Icaraí. ( Colaborou Juliana Castro )

Nenhum comentário: