domingo, 10 de agosto de 2014

Brasília-DF:: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Henrique no corner
O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar Filho, começou a consultar os integrantes do colegiado sobre a escolha de uma terça ou quarta-feira antes da primeira semana de setembro apenas para votar o parecer que pede a cassação do mandato do deputado André Vargas (sem partido-PR). A ordem é deixar tudo pronto para que, se houver esforço concentrado em 2 de setembro, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, tenha condições de colocar o processo para apreciação no plenário.
» » »
Essa bomba no colo era tudo o que Henrique não queria. Se o parecer de Júlio Delgado (PSB-MG) for votado, Henrique terá de colocar na pauta de votação e causará a ira do PT aliado a Vargas, que já foi secretário de comunicação do partido. E se for a plenário, dada a ausência de um número expressivo de deputados no esforço concentrado, todos saem no desgaste. O presidente da Câmara, entretanto, tem dito em conversas reservadas que sua função nesse caso é cumprir o regimento. Doa a quem doer.

Enquanto isso, nos bastidores...
O PT e os partidos aliados ao governo tinham acertado a suspensão do esforço concentrado. E o motivo é simples: a estrutura da sala Nereu Ramos, adaptada para receber as sessões da Casa enquanto o plenário estiver em reforma, não agradou à maioria das excelências. Como a turma desejava apenas uma desculpa para dedicação exclusiva à campanha eleitoral, até a floração dos ipês brancos serviria. Agora, se o Conselho de Ética conseguir marcar a reunião, Henrique terá de chamar os deputados a Brasília. Tudo para não ser acusado de querer ajudar o colega enroscado com a Operação Lava-Jato da Polícia Federal.

O cinturão de Graça
A presidente Dilma Rousseff não só defendeu a presidente da Petrobras, Graça Foster, como determinou que toda a sua equipe faça o mesmo. Sinal de que as declarações do Advogado Geral da União, Luiz Adams, sobre Graça perder condições de presidir a empresa em caso de bloqueio de bens não foram bem recebidas pela chefe dele.

Entre os sinceros...
...Os políticos de vários partidos estão com a sensação de que, embora Aécio Neves esteja empatado com Dilma Rousseff no Sudeste, ele ainda não "pegou" junto ao eleitorado paulista. "Se pegar, acabou", dizem os petistas.

Convers@ de Domingo
No site do Correio, uma conversa com o juiz Márlon Reis — um dos pais da Lei da Ficha Limpa — trata sobre o segundo round dessa guerra: o custo das campanhas, exposto no livro fruto de sua tese de mestrado: O nobre deputado _ relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira.

O relax do João/ A contar pelo estado de espírito da equipe, a campanha de Dima Rousseff não enfrenta problemas. Responsável pelos programas de rádio e tevê da presidente-candidata, o publicitário e jornalista João Santana ainda tem tempo de jantar com a esposa, Mônica, no meio da semana. Dia desses, degustaram uma garrafa do italiano Amarone della Valpolicella, entre R$ 350 a R$ 400.

De volta/ O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, aproveitou as férias para viajar ao Paraguai de carro na companhia do irmão Apolinário a fim de percorrer os palcos da guerra do Paraguai. Eis um político que, invariavelmente, aproveita os momentos de descanso para um enriquecimento cultural.
Vai sobrar/ O senador Magno Malta que se prepare. Tem capixaba pronto para atribuir a ele qualquer desfecho eleitoral desfavorável ao governador-candidato Renato Casagrande no Espírito Santo.

Reforço aos laços/ A maioria dos políticos planejou dar uma pausa na campanha hoje para curtir a homenagem aos pais em família. Afinal, hoje é dia de lembrar daqueles que já partiram e desfrutar da presença dos que estão por perto. 

Feliz Dias dos Pais a todos!

Nenhum comentário: