quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Brasília-DF :: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Curto-circuito no PMDB
Que eleição, que nada. O que divide hoje o governo e o PMDB é a indicação de dois diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Planalto insiste em aprovar os dois nomes que ficaram pendentes na última rodada de votações do plenário do Senado, em 16 de julho. Naquela data, os senadores aprovaram apenas a recondução de André Pepitone, indicação do senador José Sarney (PMDB-AP). Ficaram pendentes o diretor-geral, Romeu Rufino, e o novo diretor, Tiago de Barros Correia, indicado pelo PT. Rufino foi reconduzido no início da noite, com Romero Jucá orientando o PMDB. Faltou Correia.
» » »
Jucá pretendia indicar o procurador Márcio Pina para a nova vaga, e o Planalto optou por Correia. Na base governista, há quem diga que o fato de Jucá torcer por Aécio Neves (PSDB) atrapalhou a indicação. Aliás, desde 2012, quando o senador era líder do governo e houve a derrubada da indicação de Bernardo Figueiredo para presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a maioria dos peemedebistas não consegue emplacar afilhados nas agências reguladoras. Sarney, como sempre, é uma exceção.

Mudança de planos
Diante dos bons índices que Dilma Rousseff mantém no Nordeste, a comissão executiva nacional do PT decidiu concentrar a ação de Lula em São Paulo e limitar o número de viagens dele e da candidata à região que deu a maior diferença de votos a presidente em 2010. Os petistas estão convictos de que, se Dilma reduzir a diferença em São Paulo e mantiver a preferência do Nordeste, pode vislumbrar o primeiro turno. Esse é o sonho do PT hoje.

Dois pesos
Na reunião da executiva, o PT liberou a candidatura do deputado Praciano
(PT-AM) ao Senado, acatando o pedido do partido no plano local. Os mesmos dirigentes, entretanto, rejeitaram a decisão do diretório paraibano de lançar um candidato a senador na chapa do governador Ricardo Coutinho (PSB) à reeleição. O comando petista não quer ver os seus dando guarida ao PSB de Eduardo Campos.

Quem planta...
O setor sucroalcooleiro obteve uma vitória importante ontem no Congresso, dentro da medida provisória que trata da mistura do álcool na gasolina. O texto que saiu da comissão especial da MP terminou dentro daquilo que os produtores de etanol defendiam — aumentar de 25% até 27,5%. No caso do biodiesel no diesel fóssil, subiu de 6% para 7%.

...Colhe
Hoje, a correria será grande para fazer essa MP virar lei. Os políticos desejam aprovar a proposta pela manhã na Câmara e à tarde no Senado. Vale lembrar que o setor invariavelmente ajuda a financiar campanhas eleitorais.

Tucanou, senadora?/ Eis que, de repente, a senadora Vanessa Graziotin, do PCdoB do Amazonas, cruza o cafezinho dos senadores trajando casaquinho off white, saia amarela plissada e sapatos azul e verde. O senador Cássio Cunha Lima não resistiu: "Você está uma tucaninha com essa saia amarela e esses sapatos!". Vanessa ficou uma "arara": "Não é amarela, é verde!". Diante da insistência do tucano autêntico, ela desistiu: "Vou correndo em casa trocar de roupa".

Valha-me, Jesus Cristo!/ Tudo pronto ontem para começar a sessão da Câmara no Auditório Nereu Ramos, quando a repórter Naira Trindade, do Correio, flagra o secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna, olhando, incrédulo, para a parede central, atrás da mesa diretoria do salão transformado em plenário. Naquele momento, ele se deu conta de que faltava o crucifixo. Correndo, mandou comprar o artefato. Nada de começar a sessão sem Ele e a frase: "Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos..."

Só deu governo/ Depois de perder de 7 x 1 o debate em torno das denúncias de fraude na CPI da Petrobras na segunda-feira no plenário do Senado, os governistas resolveram dar o troco. Ontem, eles se revezaram na tribuna para não dar muito espaço à oposição. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) preferiu ficar fora do debate. Ele pretende debater com Dilma, e não com os soldados dela no parlamento.

Carona amiga/ Candidata ao Senado pelo Tocantins, a ex-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, estará hoje como convidada à mesa de debates no diálogo do agronegócio com os presidenciáveis. Sem dúvida, vale mais do que muito comercial.

Nenhum comentário: