terça-feira, 5 de agosto de 2014

CPI da Petrobras - Dilma se isenta de responsabilidade

• Campos aponta responsabilidade da presidente em problemas da estatal

Tatiana Farah – O Globo

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff se recusou a comentar ontem a denúncia da revista "Veja" de que dirigentes da Petrobras tiveram acesso prévio a perguntas que seriam feitas por parlamentares governistas na CPI da Petrobras. Para a presidente, o assunto não é da responsabilidade do Planalto.

- Acho que é uma questão que deve ser respondida pelo Congresso - disse Dilma.

Ao ser questionada sobre a decisão do PSDB de entrar com representação na Procuradoria Geral da República para pedir a apuração da denúncia, a presidente disse que esse é um direito do partido.

- Acho que o PSDB faz as representações que quiser fazer em Brasília - comentou Dilma, durante visita a unidade de saúde em Guarulhos, em São Paulo.

Mais tarde, o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, contestou a declaração de Dilma e disse que a petista é responsável, sim, pelos problemas da estatal porque comanda a área de energia do governo desde que assumiu o ministério da área, no começo do governo Lula, em 2003. O candidato destacou que a denúncia envolve "senadores da base, gente do governo".

- A presidenta Dilma tem tudo a ver com a crise da Petrobras. Foi presidente do conselho de administração da Petrobras por oito anos e nomeou a presidente (da empresa). Se ela disser que não tem nada a ver com isso, quem é que tem? - indagou o presidenciável.

A reportagem mostrou que a presidente da Petrobras, Graça Foster, e ex-dirigentes da estatal ouvidos na CPI do Senado que investiga a empresa tiveram acesso prévio a perguntas preparadas por funcionários da liderança do PT e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. A revista cita também o relator da CPI da Petrobras, senador José Pimentel (PT-CE), que teria recorrido ao ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra e a Graça Foster para fazer chegar às mãos de José Sérgio Gabrielli, também ex-presidente da estatal, as perguntas do depoimento que ele deu em 20 de maio. (Colaborou Sérgio Roxo

Nenhum comentário: