terça-feira, 12 de agosto de 2014

De “aloprado” para: O "doidinho" do Planalto

Correio Braziliense

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, responsabilizou ontem "algum doidinho do Planalto" pelas alterações em perfis de jornalistas no site Wikipédia. Para Carvalho, quem alterou os perfis "prestou dois desfavores", aos profissionais da imprensa e ao governo federal. "Lamentamos muito o que houve, porque a pessoa que fez prestou dois desfavores. Agora, paira a suspeita de que algum doidinho do Planalto tenha feito essa mudança. Essa pessoa fez malfeito e acabou jogando um problema para dentro do Planalto", disse.

As críticas a Carlos Alberto Sardenberg e a Míriam Leitão teriam sido feitas a partir de computadores do Palácio do Planalto, conforme reportagem do jornal O Globo. Uma comissão do governo começa a investigar o caso hoje.

Ontem, mais uma alteração em perfis da Wikipedia foi revelada. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, teria tomado um susto ao descobrir que informações negativas a seu respeito haviam sido postadas de uma máquina localizada na própria pasta que comanda. "Em seu primeiro período como ministra do Meio Ambiente, em 2010, notabilizou-se por ter efetuado os maiores gastos em viagens entre todos os ministros do governo, tendo recebido, só em diárias, R$ 65.000,00 nos 50 dias em que esteve viajando pelo exterior", diz parte do texto.

Izabella entrou em contato com a enciclopédia on-line e conseguiu que a primeira informação do verbete que leva o nome dela ressaltasse que a página "possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade". A informação é do blog da jornalista Cristiana Lôbo.

"Patrimônio nacional"
Gilberto Carvalho ainda reclamou da "exploração eleitoral" em torno das denúncias contra a Petrobras. "A gente acha muito ruim, negativo, tentar usar, desmerecer, rebaixar a Petrobras, um patrimônio que não é do governo. É um patrimônio nacional. E nós sabemos que, como a Petrobras tem ações na bolsa, quanto mais se divulga que ela está com problemas, é uma profecia que se autorrealiza: você ajuda a piorar a situação da empresa."

Confrontado com a diminuição de 8% no lucro líquido da estatal no segundo trimestre de 2014, em relação aos primeiros três meses do ano, e de 25% se comparados o primeiro semestre desde ano e o de 2013, Carvalho ressaltou que "a Petrobras continua tendo muito lucro". "Problemas, toda grande empresa tem", complementou.

Nenhum comentário: