sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dilma e Lula criticam discurso de Marina

• Presidente afirma que não basta "a pessoa ser boa"; ex-presidente diz para não crer em quem "faz apologia da não política"

• Para petista, campanha é "baseada em mentira"; para Marina, "mentira" é falar que rival do PT eliminará projeto social

Aguirre Talento e Márcio Falcão – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff (PT) e seu padrinho político, o ex-presidente Lula, fizeram nesta quinta-feira (28) ataques ao discurso da adversária Marina Silva (PSB).

Dilma rebateu declarações de Marina de que pretende governar com "os melhores do PT e do PSDB" e disse que não basta "a pessoa ser boa", é preciso "compromisso com distribuição de renda".

"Essa história que você acha os bons ou os melhores sem aferição não está certa não. Como é que eu vou fazer uma política da agricultura familiar com quem não defende a agricultura familiar?", disse Dilma em Brasília, durante evento da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura).

Após comparar as gestões de PT e PSDB na Presidência, ela disse que "os bons desse país são aqueles que têm compromisso com a distribuição de renda e inclusão social".

Dilma não chegou a citar nominalmente Marina. No domingo, já havia criticado a adversária ao chamar de "temeridade" a afirmação de que o Brasil não precisa de gerente.

Depois de tratar das diferenças entre os governos PT e PSDB, a petista afirmou ainda que "estamos diante de uma campanha que vai estar baseada na mentira".

"Na mentira como eles fizeram durante a Copa do Mundo, que disseram não vai ter Copa, não tem aeroporto, não tem estádio, não tem rua, não tem nada"."

Marina rebateu a petista dizendo que ela deveria estar se referindo a boatos de que benefícios sociais como o Bolsa Família serão suspensos se algum adversário do PT vencer.

"Deve ser [a declaração de Dilma] em referência a muita mentira que vem sendo dita no Nordeste, de que políticas sociais vão ser desmontadas [se a atual presidente não for reeleita]." Segundo Marina, "unir os melhores é difícil para o PT e o PSDB".

"Política"
Em evento do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, em São José dos Campos, Lula reforçou a estratégia petista de desconstruir a adversária.

Disse que não é possível "alguém governar fora da política". Marina tem como bandeira a defesa do que chama de "nova política", além de críticas a alianças e à estruturação dos partidos.

"Se alguém quiser votar em alguém que não é político, em primeiro lugar: não acredite quando o cara faz apologia da não política. Não acredite porque não é possível alguém governar fora da política."

Nenhum comentário: