domingo, 10 de agosto de 2014

Luiz Carlos Azedo: Razão para votar

- Correio Braziliense

As ideias da filósofa judia alemã Hannah Arendt, autora de Raízes do Totalitarismo e A Condição Humana, falecida em dezembro de 1975, permanecem atuais, embora pouco conhecidas do grande público. Hannah era uma democrata radical, com muitos adversários à direita e à esquerda, que provocou grande celeuma nos círculos intelectuais de Nova York, onde havia se radicado após fugir do nazismo, devido a um ensaio político — meio jornalístico, meio filosófico —, no qual narra o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann.

Série de cinco artigos publicados na revista The New Yorker, Eichmann em Jerusalém, como se intitula a obra, é a base do roteiro do filme Hannah Arendt, que muitos tiveram a oportunidade de assistir no Brasil. Dirigido por Margarethe Von Trotta, com Barbara Sukowa no papel principal, a produção alemã de 2012 narra o julgamento midiático do criminoso nazista, que fora sequestrado por um comando israelense em Buenos Aires e levado para Israel.

Em vez de um monstro sanguinário, como todos esperavam, Eichmann era um funcionário como outro qualquer, um burocrata cumpridor do seu dever. Por meio desse personagem, a filosofa descreve a "banalidade do mal", ou seja, o poder do Estado de igualar o exercício da violência homicida ao mero cumprimento da atividade burocrática. Além de mostrar como a burocratização do serviço público pode se traduzir na capacidade destrutiva do Estado, Hannah causou polêmica porque pôs o dedo na ferida da colaboração de líderes judeus com o nazismo, o que revoltou a comunidade judaica, principalmente nos Estados Unidos.

Pensar e agir
Parece uma digressão sobre o que se passa na Faixa de Gaza e em Jerusalém, mas não é esse o caso. A memória de Hannah Arendt vem a calhar por causa da política no Brasil. Uma grande apatia tomou conta do povo em relação às eleições, em razão da ojeriza à política e aos políticos. Talvez essa dicotomia entre o pensar a política e o agir politicamente seja um dos assuntos preferidos da filósofa, que se diferenciou de outros colegas por considerar a atividade política uma ação inerente à condição humana e não vê-la com hostilidade.

Essa tensão entre a filosofia — pensar é o diálogo do eu consigo mesmo — e a política existe desde a parábola da caverna da República de Platão: o homem se liberta dos grilhões que o prendiam à escuridão e decide sair à luz do dia, que ainda o cega. Já não enxerga na escuridão. Esse é um ato isolado, solitário; nesse momento, ninguém o acompanha.

Para Hannah, a condição humana não vem da existência biológica ("labor") ou do trabalho ("homo faber"), mas do pensar e agir politicamente. Essa é a única atividade humana que se exerce diretamente, sem a mediação das coisas. É a oportunidade de começar algo novo e afirmar a própria identidade, sem a qual a maioria, em qualquer sociedade, cede terreno à tirania.

Apatia e voto
A menos de dois meses das eleições, a campanha eleitoral está gelada nas ruas, ao contrário do que acontece nas redes sociais, onde o ativismo militante não tem limites, apesar de minoritário. É um vale tudo que assusta qualquer cidadão não-alinhado aos partidos políticos que protagonizam a disputa e que parecem estimular a abulia coletiva.

O senso comum é de que o pleito será decidido em razão do tempo de televisão e do volume de recursos financeiros de cada candidato, não em consequência do debate sobre os reais problemas da sociedade, como recomenda a prática democrática. Parece que a política voltou a ser um monopólio de quem exerce o poder e dos partidos políticos.

Pelo raciocínio, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita já no primeiro turno, pois teria a oportunidade de mostrar as realizações de sua administração — como se isso não tivesse sido feito por meio da maciça propaganda governamental, antes e durante a Copa do Mundo. Assim, a alienação e o desconhecimento seriam as razões da desaprovação de seu governo e da grande rejeição à própria presidente da República, que concorre à reeleição.

Esse ponto de vista se baseia na guerra midiática de versões, não no que de fato acontece na vida social. As pesquisas apontam um gradativo avanço da oposição, que deverá levar a eleição presidencial para o segundo turno, provavelmente entre Dilma e Aécio Neves (PSDB) ou, eventualmente, Eduardo Campos (PSB).

Tudo indica que teremos uma disputa dramática. Há 25 anos, a cada dois anos, o brasileiro escolheu seus governantes segundo suas reais prioridades. O voto secreto e direto é uma nobre forma de agir politicamente; geralmente, é antecedido de muita discussão e reflexões sobre a vida real, principalmente em âmbito familiar. Na eleição, os cidadãos podem pensar e agir para enfrentar seus problemas e, dessa forma, exercer plenamente a sua condição humana, como diria a filósofa Hannah Arendt.

Nenhum comentário: