sábado, 30 de agosto de 2014

Marina Silva diz que resultado do PIB no segundo trimestre foi “lamentável”

• Candidata do PSB defendeu que macroeconomia deve assegurar “investimentos duradouro”

O Globo

SÃO PAULO — A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) classificou como “lamentável” o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. A afirmação foi feita durante a apresentação de seu plano de governo, em São Paulo.

— É lamentável que verificamos que por dois trimestres consecutivos o Brasil está com um crescimento que, lamentavelmente, nos leva a uma situação de muita dificuldade — disse Marina.

No segundo trimestre do ano, o PIB encolheu 0,6%. Entre janeiro e março, o resultado foi de -0,2%. Para economistas, duas reduções trimestrais consecutivas já colocam o país em “recessão técnica”.

Marina também criticou a redução no fluxo dos investimentos. E atribuiu o recuo à maneira como a política macroeconômica tem sido conduzida.

— Para ser próspero, é preciso investimentos corretos, manejo das macro e micropolíticos econômicas que nos assegure confiança para investimentos duradouros — comentou

Os investimentos (chamados tecnicamente de Formação Bruta de Capital Fixo) tiveram queda em todas as comparações feitas pelo IBGE. Frente ao trimestre anterior, caiu 5,3%. Em relação ao mesmo período de 2013, a contração chegou a 11,2%. Com isso, o acumulado em 12 meses ficou em -0,7.


Nenhum comentário: