quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Marina surpreende PT com enfrentamento

• Avaliação de aliados de Aécio é que ele foi bem, mesma opinião de deputado Márcio França, do PSB

Fernanda Krakovics e Simone Iglesias – O Globo

BRASÍLIA – A avaliação do debate no meio político repetiu o padrão de se criticar o desempenho dos adversários e elogiar o dos aliados. A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, surpreendeu petistas ao partir para o enfrentamento. Os aliados do PSDB criticaram o desempenho tanto de Marina quanto da presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, e consideraram como ponto alto da participação de Aécio Neves (PSDB) o anúncio de que Armínio Fraga será o ministro da Fazenda, caso o tucano seja eleito.

- A Marina causou uma certa surpresa, porque ela tirou a veste de boazinha e foi para o enfrentamento - disse o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Campo da filosofia
Já para o líder do DEM, senador José Agripino (RN), que é coordenador da campanha de Aécio, Marina não explicou como colocará em prática suas ideias:

- Marina ficou no campo da filosofia - disse Agripino.

Ele também criticou o desempenho de Dilma. A presidente é a primeira candidata à reeleição a participar de debate no primeiro turno.

- Dilma se saiu muito mal ao pintar um Brasil no qual as pessoas não acreditam. Ela falou para eleitores já carimbados, não convenceu (novos eleitores).

Agripino elogiou o anúncio de que Armínio Fraga será ministro da Fazenda em eventual governo do PSDB. Aécio Neves deixou para revelar o fato apenas nas considerações finais, por volta de 1h:

- Aécio foi pragmático, colocou até um símbolo do ministério dele, Armínio Fraga. Ele sinalizou um padrão.

Já para o líder do governo, com o anúncio, Aécio tentou recuperar terreno depois que Marina defendeu a autonomia do Banco Central:

- Como a Marina anunciou a autonomia do Banco Central, Aécio quis tentar recuperar esse espaço que era dele - disse Chinaglia.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico da campanha de Aécio, disse que a principal adversária do tucano, no momento, Marina Silva, não apresentou propostas concretas. Quanto à presidente Dilma, afirmou que não tem preparo para o cargo:

- Aécio demonstrou, claramente, que é o mais preparado para cuidar do país. A Marina, apesar de não apresentar nenhuma proposta concreta, evidenciou preparo para responder as perguntas. Já a Dilma, como de costume, demonstrou que não está preparada para absolutamente nada! Que tristeza tê-la como presidente - avaliou Sampaio.

Vice-presidente do PT, Alberto Cantalice disse que Marina não mostrou propostas:

- Qual foi a proposta que ela apresentou até agora?

Integrantes da coordenação da campanha de Dilma, no entanto, consideram que, no debate, Marina consolidou um discurso de terceira via:

- Marina achou um discurso de terceira via. Nem PT nem PSDB. Brasil unido - disse um dos coordenadores da campanha à reeleição.

Polarização de PT E PSDB
A cúpula da campanha de Dilma continua defendendo que a presidente insista na polarização com o PSDB, como fez no debate, apesar de sua adversária agora, de acordo com as pesquisas, ser Marina:

- Ela (Dilma) defendeu o governo. Está correta a linha - disse um dos coordenadores da campanha petista.

A estratégia da equipe de Dilma é manter uma campanha propositiva e deixar para Aécio a tarefa de atacar Marina.

O deputado Márcio França (PSB-SP) disse que a presidente Dilma destoou de Marina e de Aécio, que considerou que se apresentaram bem no debate da Band. Ele considerou que a petista estava mal no enfrentamento, enquanto o tucano teria respondido bem a todas as perguntas. Quanto à sua candidata, Marina Silva, afirmou que correspondeu às expectativas do partido, usando um tom firme sem atacar demais os adversários.

- Dilma foi muito ruim. A Marina ficou dentro das nossas expectativas, e o Aécio respondeu bem - afirmou França.

Nenhum comentário: