terça-feira, 12 de agosto de 2014

Militância prega boicote a petistas que escondem Dilma

• No Rio, há queixas sobre falta de material de campanha de candidatos

Fernanda Krakovics – O Globo

BRASÍLIA - A militância petista iniciou uma campanha na internet pregando boicote aos candidatos do PT que estão escondendo as candidaturas majoritárias do partido, como da presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição.

"Companheiros (as) que omitem as candidaturas majoritárias em seus materiais de campanha não merecem meu apoio! O correto é Dilma 13, governador 13, senador 13", afirma o cartaz virtual produzido pela militância petista.

Na semana passada, o presidente do PT, Rui Falcão, reclamou, em reunião da Executiva Nacional do partido, de um caso desses. Segundo participantes da reunião da Executiva Nacional, Falcão afirmou ter cobrado do candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel, por que Dilma não estava presente no material de campanha distribuído por ele.

O presidente do PT contou, ainda de acordo com pessoas presentes, que o mineiro negou estar escondendo a presidente e alegou ter havido um erro na gráfica. Dilma também não é citada no jingle de Pimentel. Em Minas, o candidato tucano à presidência, Aécio Neves, lidera no estado com 41%, de acordo com pesquisa Ibope realizada entre 26 e 28 de julho. Dilma aparece com 31%.

O problema, no entanto, não se restringe a Minas. A militância do PT está cobrando, também, que candidatos a deputado do partido incluam em seu material de campanha não só Dilma, mas também os candidatos ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, e do Rio, Lindbergh Farias.

No Rio, falta material
No Rio, porém, o problema extrapola a falta de divulgação da candidatura de Lindbergh e Dilma. Militantes petistas reclamam que simplesmente não há material de campanha disponível. Essa queixa tem sido recorrente nas reuniões do comitê eleitoral de Dilma, e partem de representantes de todo o país.

"Pessoal, e comitês de campanha do Rio? Quero adesivo pra carro e não acho! Do Aécio tão (sic) distribuindo na rua até!", escreveu Gustavo Afonso no twitter da militância do PT, referindo-se ao candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (MG).

No Rio, pesquisa Ibope realizada entre 26 e 28 de julho coloca Lindbergh em quarto lugar, com 11%. Em São Paulo, Padilha aparece com 5% no último Ibope. Já Dilma enfrenta grande rejeição no maior colégio eleitoral do país: 47% dizem que não votariam nela de jeito algum. Na capital, esse percentual chega a 49%.

Nenhum comentário: