quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Na CPI, notícia causa bate-boca; oposição cobra investigação

• Presidente da comissão diz que caso é gravíssimo; relator teme perder o foco

André de Souza – O Globo

BRASÍLIA - A oposição cobrou que a CPI mista da Petrobras investigue a doação de imóveis feita pela presidente da empresa, Graça Foster, e pelo ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró, como revelou o site do GLOBO ontem. Durante a sessão da CPI realizada, o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), apresentou requerimento - que deverá ser votado na próxima reunião da comissão - para ter acesso aos documentos que comprovam as doações. O fato provocou um bate-boca entre Bueno e a deputada Iriny Lopes (PT-ES).

A petista disse que esse assunto já estava sendo investigado pelo TCU. Bueno contestou, dizendo que a denúncia era nova, e acusou a colega de ignorância. Bueno ainda lembrou o escândalo do mensalão, perguntando para Iriny se ela defendia a quadrilha do mensalão. A deputada cobrou mais respeito do colega.

No requerimento que apresentou à CPI, Bueno sustentou que a doação dos bens, "se confirmada, configura fraude contra a decisão perpetrada pelo Tribunal de Contas da União de bloquear os bens desses dois empregados da Petrobras no contexto da apuração de responsabilidades pelo prejuízo decorrente da compra da refinaria de Pasadena, no Texas".

O presidente em exercício da CPI, senador Gim Argello (PTB-DF), afirmou que o requerimento do PPS será votado na próxima reunião e que a denúncia é gravíssima. Já o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que não é bom a CPI tentar investigar tudo. Segundo o TCU, a compra da refinaria gerou um prejuízo de US$ 792 milhões.

- Eu tenho uma preocupação adicional que é a preocupação de que quem quer investigar tudo não investiga nada. Então, se a cada fato, a cada nova denúncia paralela que vá surgindo, a CPI for desviar do seu foco de investigação, nós vamos acabar chegando ao final sem investigar aquilo que é o foco da CPI - afirmou Maia.

Segundo Gim Argello, na próxima semana será votado outro requerimento, chamando a contadora Meire Poza, que trabalhava com o doleiro Alberto Yousseff, para depor. Ela revelou um esquema de desvios de recursos de obras públicas e pagamento de propinas que seria encabeçado por Youssef. Segundo Meire, empreiteiras prestadoras de serviço à Petrobras também estavam envolvidas e teriam como intermediário Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da estatal.

Gerente jurídico da Petrobras depõe
Na sessão de ontem, a CPI ouviu o depoimento do gerente jurídico internacional da Petrobras, Carlos Cesar Borromeu de Andrade, um dos gestores da empresa com os bens bloqueados. Ele defendeu a legalidade das cláusulas do contrato de compra de Pasadena. A CPI também ouviu o diretor de Segurança Empresarial da Petrobras, Pedro Aramis de Lima Arruda, sobre denúncias de pagamento de suborno a funcionários da estatal pela empresa holandesa SMB Offshore.

Arruda negou irregularidades, mas confirmou que dois documentos sigilosos da Petrobras repassados a executivos da SBM foram gerados a partir da senha pessoal do ex-diretor da área internacional Jorge Luiz Zelada. Por outro lado, Arruda informou que não foi possível avançar na investigação de como esses documentos saíram da Petrobras e chegaram até a empresa holandesa. Segundo ele, um dos documentos passou por Julio Faerman, empresário suspeito de pagar propina para que a SBM conseguisse contratos com a estatal.

Trechos
"Quem fala do que não sabe fala da própria ignorância"

Iriny Lopes:
"O senhor está exacerbando, deputado".

Rubens Bueno:
"Não estou exacerbando. Essa informação é de hoje".

Iriny:
"Está exacerbando, sim".

Bueno:
"A senhora é que está exacerbando em defesa de quê? Da quadrilha do mensalão? A senhora está na quadrilha do mensalão? Porque o procurador-geral da República diz que é uma quadrilha que tomou de assalto o poder no Brasil."

Iriny:
"O senhor me respeite, me respeite!"

Bueno:
"A senhora é que tem que me respeitar. Tem que me respeitar. A senhora fique no seu lugar!"

Iriny:
"Está exagerando nas palavras".

Bueno:
"A senhora está querendo falar do que não sabe. Quem fala do que não sabe fala da própria ignorância".

Nenhum comentário: