sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

-- O Globo

Agronegócio x Índios
Os presidenciáveis vão ficar numa saia-justa, na quarta-feira, na sabatina da CNA. Eles terão duas alternativas: tergiversar ou se posicionar . Os empresários do agronegócio pedem segurança jurídica e reclamam da crescente demarcação de terras indígenas e de áreas quilombolas. Nos últimos 25 anos, as terras indígenas pularam de 16 milhões de hectares (1988) para 110 milhões (2013).

O romantismo e a produção
Nos grandes centros urbanos, onde reside a maioria dos eleitores, essas demarcações são vistas com simpatia. E isso influi na posição dos candidatos . Os empresários do setor reclamam que, para ter direito à terra, basta uma autodeclaração para ser tratado como descendente de índios . Acusam a Funai de tomar decisões ideológicas e querem colocar um fim em seu monopólio na tomada de decisões. Reivindicam que sejam adotados critérios técnicos e definido um prazo para as demarcações. Eles lembram que a Constituinte fixou prazo de cinco anos para regularizar essas terras. E que as atuais e futuras demarcações já atingem terras produtivas.
--------------------------
"A campanha presidencial está fria . Só vai esquentar com a televisão. Os candidatos (ao Parlamento) estão na rua tratando da vida deles"
Eduardo Cunha Líder do PMDB (RJ) na Câmara dos Deputados
-----------------------------
O improviso
Faltam menos de 20 dias para começar a campanha na televisão, e vários candidatos a governador ainda não conseguiram contratar equipe para produzir seus programas para exibir na TV . Eles estão correndo contra o tempo.

Pragmatismo
A falta de sintonia entre as alianças nacionais e estaduais leva à dupla militância. Candidato ao governo , Flávio Dino (PCdoB) exibe no seu material criança com uma bandeira na qual há adesivos de três presidenciáveis. Seu site diz: "Eles declaram voto em Dilma e em Aécio , mas todos concordam em relação ao governo do Maranhão ".

A realidade
O candidato do PV Eduardo Jorge revisou sua previsão de gastos. Ele reduziu o teto de R$ 90 milhões para R$ 15 milhões. O PV não usará dinheiro de empresas. Vai fazer a campanha com o Fundo Partidário e doações de pessoas físicas.

Ativismo judicial
Advogados especialistas em Direito eleitoral não creem que prospere a denúncia do PSDB contra a presença, na CNI, de ministros no horário de trabalho. Julgam ser um factoide para reforçar a ideia de que o PT aparelhou o governo. Explicam que o TSE vai decidir se um ministro é um funcionário público ou um agente político.

Meu palco, minha vida
Está no programa do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB): se ele for eleito para o governo do Amazonas, vai doar kits de projeção e sonorização para municípios sem cinema. E criar o "teatro flutuante", para exibir peças em balsas.

O verde contra o vermelho
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, não usa as cores do PMDB na campanha para o governo (CE). Ele repete a "onda verde" que usou para se contrapor à "onda vermelha" do senador José Pimentel (PT). Os dois se elegeram em 2010.
-------------------------------------
RELATAM NO PMDB que o drama de Paulo Skaf, candidato ao governo (SP), é com o PT , mas que no Brasil está "até o pescoço" com Michel Temer.

Nenhum comentário: