domingo, 17 de agosto de 2014

Panorama Politico :: Ilimar Franco

- O Globo

O voto facultativo
O cientista político Paulo Kramer, a despeito de Marina Silva, avalia que "podemos ter recorde de abstenções" na eleição. Em 2010, foram 21%. Lembra que o protesto de junho (2013) revelou que há um "desencanto com políticos e a política, independente de partidos e ideologias". Acrescenta que o voto facultativo já é uma realidade no país. E diz: "Com R$ 7 de multa, o voto é facultativo". A multa pela ausência é de R$ 3,51 por turno.

Dilma x Marina
Com a candidatura de Marina Silva, serão mais delicadas as conversas do PT e do PSB. Os petistas tinham um diálogo mais fluente com Eduardo Campos. Agora, as pontes terão de ser reconstruídas. Marina atribui à ação do Planalto e do PT a decisão do TSE que não permitiu o registro de seu partido, a Rede. Além disso, Marina e a presidente Dilma divergem desde que elas eram ministras do Meio Ambiente e de Minas e Energia. No Planalto, comenta-se ainda que há também um drama emocional: as duas teriam ciúmes por causa do ex-presidente Lula. Segundo relatos, Marina era a "queridinha" de Lula, mas Dilma atropelou com sua gestão na Casa Civil.
-------------------------
“O ideal é que Marina (Silva) transformasse o PSB na sua alternativa partidária. Não é difícil um entendimento (com a Rede)
Antonio Carlos Valadares
Senandor (PSB-SE), tio do ex-deputado Pedro Valadares, que também morreu no acidente de Santos
--------------------------
A gente se vê por aqui
Os "marineiros" não temem por Marina ter apenas 1 minuto e 49 segundos de propaganda na TV. O deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ) diz que em 2010 pesou mais a presença diária de Marina no "Jornal Nacional" com o mesmo tempo de Dilma e Serra.

Na estrada
A cantora Sula Miranda (SP) é uma das apostas do PRB para dobrar a bancada na Câmara de oito para 16 deputados federais. Em 2010, o partido elegeu dois deputados em São Paulo. Este ano, não tem coligação proporcional. Conhecida como a Rainha dos Caminhoneiros, Sula defende a aposentadoria com 25 anos de serviço para esses profissionais.

A arte imita a vida
O "remake" da novela "O Rebu" fez referência ao escândalo de 2009 no Rio em que o empreiteiro Fernando Cavendish e integrantes do governo Cabral requebravam com guardanapos brancos na cabeça. Na cena, que foi ao ar na terça-feira, o empresário Carlos Braga (Tony Ramos) festeja licitação com políticos e guardanapos brancos.

O teste das urnas
O PSD (44) e o Solidariedade (21) devem eleger bancadas menores que as atuais. Essa é a previsão inicial do Diap. Os deputados que foram para esses partidos não levaram consigo toda a estrutura que tinham em suas antigas legendas.

Eu tenho a força
O Diap, que faz esse tipo de projeção desde 1990, com índice de acerto de 90%, prevê que o único dos novos partidos que pode crescer é o PROS (20). A nova sigla deve se beneficiar da força política dos irmãos Gomes (Ciro e Cid) no Ceará.

A previsão do Diap é a de que o PT, 87 deputados, e o PSDB, 53 deputados, terão nas eleições um leve crescimento de suas bancadas para a Câmara.

Nenhum comentário: