terça-feira, 19 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

Fora Lindbergh. Fora Alckmin
A futura candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, não vai subir nos palanques do tucano Geraldo Alckmin (SP) nem do petista Lindbergh Farias (RJ). "Ela não vai, o PSB vai", explica um integrante da cúpula da Rede. Os "marineiros" argumentam que nem Eduardo Campos iria e não veem ruído entre Marina e os socialistas. E garantem que "todo o legado de Eduardo será respeitado".

Nos bastidores da consulta
Lideranças do PSB atribuíam ontem ao bairrismo e a um clima de homenagem a especulação sobre a vice da chapa de Marina ser ocupada pela mulher de Eduardo Campos, Renata, ou pelo irmão, Antônio. "Isso é lenda ", garantiu um dirigente do partido, negando que eles estariam reivindicando essa posição. Os socialistas preferem que a vaga seja destinada a alguém que represente a estrutura partidária. Nesse contexto, o nome do deputado Beto Albuquerque (RS) ficou muito forte, inclusive entre os "marineiros". No PSB, o que se diz é que "os entendimentos do Eduardo foram todos combinados com ela. E que alguma ponta que estiver solta, vamos amarrar".
---------------------------------------
"O cidadão médio quer mudança com segurança, estabilidade política e econômica. Não quer "porra-louquice". Não quer guerrilha "
Marcus Pestana
Presidente do PSDB-MG e deputado federal, sobre a candidatura de Marina Silva
------------------------------------
Carisma
O PSB esperava aumentar sua bancada na Câmara com Eduardo Campos. Agora, com Marina Silva, a crença é a de que os socialistas ganharam um novo impulso. Desde 1986, há crescimento a cada pleito. Hoje, são 35 deputados.

"Self-made woman"
Soberba e descrédito são as reações dominantes no PSDB e no PT diante da entrada em cena de Marina Silva. Mas há especialistas em campanha fazendo a leitura de que ela tem identidade com o ex-presidente Lula. "Eles vieram de baixo", dizem. E sugerem que ela invista nisso e justificam: "60% clamam por mudança e queriam a volta do Lula ".

Na largada
No comando da candidatura Eduardo Campos não houve surpresa com o desempenho de Marina Silva no Datafolha. Contam que era esse o patamar de Eduardo quando o pesquisado era informado que ele era o candidato de Marina.

Apagando incêndio
O presidente do PSB, Roberto Amaral, conversou ontem com os presidentes do PRP, Ovasco Resende, e do PHS, Eduardo Machado. Marina Silva com o dirigente do PPL, Miguel Manso. Garantiram que acordos serão mantidos, como a ajuda financeira aos coligados. E convidaram os três para reunião sobre o vice hoje em Brasília.

No retrovisor
O presidente do PPS, Roberto Freire, está exultante. Lembra que desde 2002 a oposição não vence o candidato da situação em pesquisa de segundo turno. Naquela, Serra ficou atrás de Ciro Gomes e depois de Lula, o presidente eleito.

Hacker oficial
Assessor de Suporte Estratégico do gabinete do governador Cid Gomes (CE), Francisco Soriano de Moraes registrou domínios na internet com os nomes dos adversários: o senador Eunício Oliveira e o ex-governador Tasso Jereissati.
------------------------------
GRITARIA GERAL. Candidatos a deputado federal de todos os estados e partidos choramingam pela falta de recursos e material de propaganda.

Nenhum comentário: