sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

Questão de sobrevivência
A cúpula do PSB fechou com Marina com o objetivo de salvar os candidatos aos governos estaduais e ao Congresso. Reunidos em um hotel, em São Paulo, na semana passada, concluíram que sem Marina viria o fracasso nas urnas. A situação eleitoral já deixava a desejar. Os socialistas não lideram nos quatro estados que governam e apenas quatro de seus nomes para o Senado são viáveis. Sem Eduardo, Marina virou a salvação da lavoura.

Quem paga a conta?
O tema mais delicado nas tratativas do PSB, para assumir Marina, foi o das finanças. A campanha do partido tem orçamento elevado para seu porte. Toda ela foi montada tendo Eduardo Campos como fiador. O partido não sabe se serão mantidos os acertos dos doadores com Eduardo. Os seus coordenadores financeiros alertam que a candidata Marina Silva e a Rede não terão nenhuma responsabilidade. Pela lei em vigor, no caso de dívidas, quem paga a conta é o PSB. Um dirigente resumiu: "Uma coisa é pagar a conta de Eduardo, outra, a de Marina". Referindo-se ao desempenho eleitoral, um senador completou: "Fica o ônus para o PSB e o bônus para a Rede".
----------------------------------
"A candidatura de Marina Silva não é desprezível, nem deve ser subestimada. Mas é insustentável ao longo do tempo"
Antônio Carlos Magalhães Neto
Prefeito de Salvador (DEM) e aliado do candidato Aécio Neves (PSDB).
----------------------------------
Marina é chuva de verão
A cúpula da campanha de Aécio Neves definiu ontem, em São Paulo, que o foco do candidato continuará sendo a crítica ao governo Dilma. Suas pesquisas confirmam que Marina Silva cresceu e ainda poderá subir mais. Mas a leitura é a de que esse movimento não tem consistência e que em quinze dias a situação vai voltar ao normal: a polarização entre o PSDB e o PT.

Novo rumo
A candidatura Marina está alterando o alinhamento eleitoral nos estados. Nelson Trad, candidato ao governo (MS), declarou-se independente. O vice Michel Temer espera que José Ivo Sartori (RS) faça o mesmo. Eles estavam com Eduardo. Benedito de Lira (AL), na foto, rejeita e é rejeitado por Marina. Está sendo aguardado no palanque de Aécio Neves.

Nova sustentação parlamentar
Um dos coordenadores do programa de governo do PSB, Maurício Rands, responde às críticas à falta de apoio político a Marina: "Vamos ter uma base menor, e a maioria virá em função do tema".

A trajetória
Os marineiros estão reagindo às críticas à falta de experiência de Marina Silva. Alegam que se trata de uma personalidade internacional que foi senadora durante oito anos, ministra de Estado e organizadora de um partido político, a Rede.

Garantia de segurança
O vice de Marina Silva, Beto Albuquerque (PSB), apresentou projeto, em 2007, que exigia das empresas de transporte aéreo a publicação, na internet e na aeronave, de dados sobre horas de voo, manutenção e nome do responsável técnico.

Servindo a dois senhores
O presidente da Assembleia de Deus (Madureira), Manoel Ferreira, pediu votos ontem, na TV, para o Pastor Everaldo, candidato ao Planalto pelo PSC. Em Brasília, ele é o primeiro suplente do candidato petista ao Senado, Geraldo Magela.
---------------------------------
Guerra no Ceará.O governador Cid Gomes quer Lula na TV pedindo voto para Camilo Santana (PT). Eunício Oliveira (PMDB) quer Lula longe de lá.

Nenhum comentário: