quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

No mundo do ceticismo
A oposição está apreensiva com a aparente indiferença dos eleitores na largada da campanha presidencial. Ela não vê na praça aquela rebeldia dos protestos de junho de 2013. "Há um contraste entre o ativismo digital e a indiferença da rua", resumiu um tucano . O PSDB teme que esse desencanto corro a o sentimento de mudança re velado nas pesquisas . Por isso, Aécio Neves prega contra votos brancos e nulos .

Alinhados na questão indígena
Os produtores rurais gostaram do discurso dos presidenciáveis sobre a questão indígena. Aécio Neves e Eduardo Campos criticaram o governo Dilma, mas disseram que terão parcimônia. Aécio afirmou que a Funai não decidirá só, mas com a Embrapa. E que seguirá decisão do STF que limita as demarcações. Campos disse que a pauta é finita : "Não foi possível (nos cinco anos da Constituição), mas também não precisa levar 50 anos". A presidente Dilma garantiu: "não serão afetadas áreas produtivas", e o Judiciário será chamado para dar segurança jurídica. O tema é espinhoso e romântico. E os candidatos sempre ficarão tentados a agradar a galera urbana.
-----------------------------------
"Tem candidato a presidente que lê, tem aquele que decora, e há também o que estuda os assuntos em discussão "
Eduardo Campos
Candidato do PSB à Presidência, falando sobre a participação de Aécio Neves, da presidente Dilma e dele próprio no debate da CNA
---------------------------------
O contrabando
A Câmara vai votar a MP 649, relatada por André Moura (PSC-SE), que trata de informar os consumidores dos impostos em mercadorias e serviços. Nela, discretamente, foi incluído artigo que prorroga por oito anos os lixões nas cidades.

O álibi
A posição do STF contrária à doação por pessoa jurídica tornou os empresários refratários à contribuição eleitoral. Esta é a leitura dos deputados que concorrem à reeleição. O relatório do ministro Luiz Fux ainda não foi aprovado, mas já tem maioria no Supremo. Os candidatos se queixam: a regra não mudou, mas contaminou a que está em vigor .

Torneira fechada
Os deputados avaliam que, além da futura mudança constitucional, o drama se deve também à nova regra que obriga a prestação de contas com o nome dos doadores. Esses querem discrição, pois temem o radicalismo de terceiros.

O Lula do PSDB
Os petistas encomendaram pesquisa para saber quem, na oposição, tem capacidade de transferir votos para o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. O tucano que tem maior poder de fogo é o ex-ministro e candidato ao Senado por São Paulo, José Serra. Os petistas só se referem ao ex-presidente Lula como "o grande eleitor".

A corrida na internet
O site Monitor Eleitoral mediu a presença dos candidatos nas redes sociais de 25 a 31 de julho . O candidato mais falado, para o bem e para o mal, é a presidente Dilma (49,5%). Depois vêm Aécio Neves (32,6%) e Eduardo Campos (17,8%)

Um retrato
O comando nacional da campanha presidencial petista recebeu informe de pesquisa na qual a presidente Dilma lidera, com mais de dez cabeças de vantagem, a corrida sucessória no Rio . Eles ironizam, dizendo que o "Aezão" não colou.
--------------------------
NOVA REALIDADE. Na eleição de 2010, com Marina Silva candidata, o PV elegeu 13 deputados federais. A projeção agora é a de eleger seis.

Nenhum comentário: