sábado, 13 de setembro de 2014

Equipe de Marina muda propaganda para poupar Aécio

• Anúncio original criticava tanto o tucano quanto Dilma; nova versão só mantém menção à petista

• Nos últimos dias, aliados de Marina reclamaram dos ataques com pessoas vinculadas ao PSDB

Daniela Lima – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A campanha da presidenciável Marina Silva (PSB) mudou na última hora um anúncio produzido para o horário eleitoral, para centrar críticas na presidente Dilma Rousseff (PT) e poupar Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece em terceiro lugar nas pesquisas.

O anúncio que a pessebista vai exibir na TV a partir deste fim de semana diz que "os jornais mostram que Dilma e o PT estão se desesperando e começando a apelar".

O texto é ilustrado com uma série de reportagens de diferentes veículos que mostram a ofensiva petista sobre Marina nos últimos dez dias.

Filme quase idêntico havia sido registrado na quinta-feira (11) na Justiça Eleitoral pela campanha de Marina.

A primeira versão incluía Aécio Neves entre os "desesperados". "Os jornais mostram que os adversários da Marina estão se desesperando e começaram a apelar", dizia o texto original.

Assim como na versão final, reportagens publicadas em jornais emolduravam a frase, mas, neste caso, os textos também traziam relatos da ofensiva tucana contra Marina Silva.

O final dos dois comerciais é o mesmo: "Tome muito cuidado com o que dizem por aí. Porque quanto mais a Marina subir, mais o nível dos adversários vai descer". As duas peças foram antecipadas pelo site da Folha.

Trégua
A alteração na propaganda ocorre no momento em que Marina reclama que os adversários estão trabalhando para "desconstruir" a sua imagem com ataques pessoais e que integrantes da cúpula de sua campanha trabalham para dissuadir o PSDB de dar continuidade aos ataques à ex-senadora.

Na última semana, diversos aliados de Marina fizeram contato com pessoas vinculadas à campanha de Aécio reclamando que, ao atacar a ex-senadora, o tucano estaria, na verdade, favorecendo a candidatura de Dilma.

Integrantes do comitê tucano responderam que Aécio briga pela vaga no segundo turno e não tem outra opção a não ser debater e estabelecer comparações entre a trajetória dele e a das rivais.

O tucano está quase 20 pontos percentuais atrás de Dilma e Marina nas pesquisas de intenção de voto.

Nesse cenário, a mudança no anúncio de Marina tem duas utilidades. Primeiro, faz um ajuste de foco mirando apenas Dilma, contra quem ela hoje efetivamente trava uma disputa. Segundo, faz um gesto público pela trégua com o mineiro.

Bandeira branca
O movimento dos marineiros pela bandeira branca tem incomodado alguns tucanos. A interlocutores Aécio se queixou do que chamou de "plantação excessiva" de notícias sobre acenos que o PSDB teria feito a Marina, prometendo apoio no segundo turno se Aécio ficar fora.

Publicamente, o tucano externou a contrariedade de outra forma. Disse, em sabatina do jornal "O Globo", na quarta-feira (10), que só enxerga dois caminhos: ou vence as eleições, ou será oposição.

Nenhum comentário: