segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Petrobras confirma que IP da estatal foi usado para mudar perfil

• Alteração na Wikipédia dizia que Paulo Roberto costa era "cria" de FH

- O Globo

A Petrobras confirmou, ontem à tarde, que era da empresa o IP utilizado para alterar o perfil do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa na enciclopédia virtual Wikipédia. As modificações afirmavam que Costa, denunciado na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, é "cria" do governo de Fernando Henrique, e que foi demitido porque estava "muito soltinho". As alterações, denunciadas pelo GLOBO, destacavam também que a demissão do ex-diretor ocorreu após a posse da atual presidente da Petrobras, Graça Foster, e com a aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição. A publicação ocorreu às 16h16min de sábado e foi retirada do ar seis minutos depois.

De acordo com a nota da estatal, a área de Tecnologia da Informação da empresta "está procedendo pesquisas nos acessos à internet para identificar o computador que fez o acesso".

O rastreamento que identificou a origem da alteração foi feito pelo serviço de monitoramento @BRwikiedit. Há pouco mais de um mês, a página, que, originalmente, monitorava somente a rede do Congresso, passou também a fiscalizar as modificações produzidas para a enciclopédia on-line em outras 40 entidades, como Procuradoria Geral da República, Dataprev, Banco Central, Caixa e Petrobras.

Uma parte do texto, intitulada "Ex-diretor começou no governo de FH", afirma que não é verdade que Paulo Roberto Costa começou sua carreira em 2004, durante o governo Lula, e que suas primeiras indicações políticas ocorreram em 1995, durante o mandato de FH. O IP utilizado já realizou 29 contribuições à enciclopédia virtual somente em 2014. Entre os verbetes alterados estão assuntos como o voo VASP 168 e o Campeonato Brasileiro de 2014.

A mudança foi realizada dois dias após o Planalto exonerar o responsável pela alteração das páginas dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia. A investigação da comissão de sindicância da Casa Civil da Presidência da República identificou o servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho um mês após o início da apuração. Funcionário de carreira do Ministério da Fazenda, mas na época lotado na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o servidor vai responder a processo administrativo disciplinar (PAD).

Nenhum comentário: