sábado, 27 de setembro de 2014

Richa mantém a liderança no PR e pode vencer no 1º turno, diz Datafolha

Estelita Hass Carazzai – Folha de S. Paulo

CURITIBA - O cenário da disputa para o governo do Paraná continua estável na reta final da campanha, apenas com oscilações dos principais candidatos dentro da margem de erro, aponta pesquisa Datafolha em parceria com a RPC TV (afiliada da TV Globo).

O governador Beto Richa (PSDB), que tenta a reeleição, tem 45% das intenções de voto, contra 30% de Roberto Requião (PMDB) e 10% de Gleisi Hoffmann (PT).

Em relação à pesquisa da semana passada, Requião e Gleisi mantiveram os mesmos índices, enquanto Richa oscilou um ponto para cima.

Os demais candidatos, juntos, não ultrapassaram 1%. Brancos e nulos são 6%, e indecisos, 9%, mesmos índices do levantamento anterior.

O Datafolha ouviu 1.333 eleitores entre quinta (25) e sexta-feira (26). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

Considerando apenas os votos válidos, procedimento usado pela Justiça Eleitoral para divulgação do resultado oficial, Richa tem 52%, Requião, 35%, e Gleisi, 12%.

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa de 50% mais um voto. Em razão da margem de erro da pesquisa, não é possível dizer que Richa venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Numa simulação de segundo turno, o tucano venceria Requião por 51% a 38%.

Reta final
Na próxima segunda (29), Richa se licencia do cargo de governador para se dedicar exclusivamente à reeleição.

O esforço da campanha tucana é para vencer no primeiro turno –já que o segundo turno é sempre "uma nova eleição", como dizem seus coordenadores.

Richa tem organizado eventos maiores nessa reta final, com participação massiva de servidores e comissionados do Estado. O candidato é o que mais arrecada entre os que disputam o governo, e o único que não está "no vermelho", de acordo com a última prestação de contas.

Requião, aos 73 anos e com uma fratura na perna desde o final de agosto, dava sinais de cansaço. Nos últimos dias, recuperou o ritmo e tem procurado demonstrar animação. Fez dezenas de carreatas por Curitiba e pelo interior –ainda que sempre sentado.

Ex-governador por três mandatos, é bastante conhecido no Estado. Seu melhor desempenho é nas cidades pequenas, com menos de 50 mil habitantes. Ao mesmo tempo, porém, enfrenta rejeição de 26%, segundo o Datafolha –a maior entre os concorrentes.

Gleisi, estacionada nos 10% de preferências, intensificou a agenda pelo interior, onde faz carreata até sob chuva, e começou a desacreditar as pesquisas eleitorais.

Em materiais de campanha, a candidata diz que está "rumo ao segundo turno" e que "a verdadeira pesquisa é dia 5 de outubro".

"Eles estão tentando mais uma vez manipular, mas a população não vai se deixar enganar", informa um jornal distribuído pela coligação.

O material ainda relembra a eleição de Gustavo Fruet (PDT), aliado de Gleisi e atual prefeito de Curitiba. "Em 2012, as pesquisas diziam que Fruet estava fora do segundo turno e bem abaixo dos outros candidatos. No final, deu no que deu."

Senado
O Datafolha também pesquisou as preferências para o Senado. O atual senador Alvaro Dias (PSDB) mantém a larga dianteira na disputa, com 63% –quatro pontos acima da pesquisa anterior.
Ricardo Gomyde (PC do B) registrou 8% e Marcelo Almeida (PMDB), 4%.

Os demais candidatos somaram 2%. Brancos e nulos são 8% e indecisos, 15%.

A pesquisa do Datafolha está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números PR-00039/2014 e BR-00782/2014.

Nenhum comentário: