segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Aécio diz que 'maior de todas as prioridades' é unir o país

• Tucano deseja sucesso a Dilma e afirma que sai da eleição "mais vivo do que nunca"

Maria Lima e Cristiane Jungblut – O Globo

BELO HORIZONTE - A primeira palavra do candidato do PSDB derrotado no segundo turno da eleição presidencial, Aécio Neves, foi um alerta de que a presidente Dilma Rousseff tem a tarefa de unir o Brasil rachado, numa votação apertadíssima. Cercado por aliados, ele fez um rápido pronunciamento para anunciar que sai da disputa "mais vivo do que nunca". O consenso na oposição é que, apesar de perder por uma margem muito pequena, em uma campanha de pesados ataques, o tucano recebeu 50 milhões de brasileiros que querem mudanças e sai como o maior líder da oposição no país.

- Cumprimentei agora há pouco, por telefone, a presidente reeleita. E desejei a ela sucesso na condução do seu próximo governo. E ressaltei: considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros

Segundo aliados tucanos, o próximo passo é esfriar a cabeça e articular uma dura oposição a PT e ao governo. Aécio iniciou sua fala agradecendo a sua votação no segundo turno:

- Minha primeira palavra é de profundo agradecimento a todos os brasileiros que participaram desta festa da democracia. Agradecimento especial aos mais de 50 milhões de brasileiros que apontaram o caminho da mudança. Serei eternamente grato a cada um de vocês, que me permitiram voltar a sonhar e a acreditar na construção de um novo projeto. As cenas que vivi ao longo destes últimos meses jamais sairão da minha mente e do meu coração.

O tucano fez um agradecimento especial a seu vice, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), chamado por ele de "um verdadeiro guerreiro". Aécio repetiu a passagem de São Paulo, inscrita no túmulo da avó Risoleta Neves, que, segundo ele, retrata o sentimento da sua alma e coração neste momento:

- Mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca, eu deixo esta campanha, ao final, com sentimento de que cumprimos o nosso papel. E repito, para encerrar, mais uma vez, São Paulo, que é o que retrata para mim de forma mais clara o sentimento que tenho hoje na minha alma e no meu coração. "Combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé". Muito obrigado a todos os brasileiros.

O coordenador da campanha, Agripino Maia (DEM), disse que Aécio foi aplaudido pelos amigos e companheiros que acompanhavam a apuração com ele na residência da irmã, Andréia Neves.

- Fiz uma campanha honrada. Bola para frente. É isso mesmo. É o jogo - disse naquele momento.

Para os aliados, Aécio foi quem mais conseguiu chegar perto da vitória da oposição, nos últimos 12 anos, e conseguiu rearticular a oposição.

- Aécio foi um herói. O resultado das urnas mostram que Dilma começa um segundo mandato em contagem regressiva. O país está dividido ao meio e 50 milhões de brasileiros disseram que não aceitam mais a continuidade desse governo nos campos político, econômico e ético - disse Agripino.

Apesar do discurso de unidade de Aécio, o senador eleito José Serra (PSDB-SP) disse que a oposição não terá contemplação com os desvios do governo Dilma:

- É a oposição que não vai ter nenhuma contemplação com os desvios de natureza moral e de natureza administrativa. E sempre apontando caminhos. A oposição tem que atuar, combatendo e sempre olhando o interesse do futuro do país, a unidade do país. E não vamos atuar no quanto pior, melhor. O PSDB não tem essa natureza - disse Serra.

Serra acrescentou que a oposição sai fortalecida e tem estados como São Paulo no centro de sua atuação:

- Aquilo que se chama oposição no Brasil tem uma força muito grande, e vamos usar essa força em benefício do Brasil. Vamos jogar todo esse peso no enfrentamento dessas questões, especialmente da economia.

Serra critica métodos do PT
Serra criticou os métodos usados pelo PT nesta campanha eleitoral:

- Não foi a primeira que eles fizeram. Eles têm esse método de atuação, não só no governo, mas no processo eleitoral, mas saímos de cabeça erguida e com uma quantidade de votos maior ainda e com muita determinação de combatermos tudo aquilo que consideramos errado.

O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB -BA) elogiou o desempenho da oposição:

- Não foi uma eleição da qual a gente tenha que se envergonhar.

Aécio chegou ao hotel para o curto pronunciamento ao lado de tucanos e democratas. Mais cedo, o clima no local onde ele acompanhou a votação passou da euforia à tristeza, depois da confirmação da vitória de Dilma, reeleita. Alguns eleitores abriram uma faixa com a frase: "Não vamos desistir do Brasil", dita pelo então candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, na entrevista ao "Jornal Nacional" na véspera de sua morte, em acidente aéreo.

Na saída do prédio da irmã, Aécio acenou de dentro do carro para o grupo de eleitores. Ele comentou com assessores que achara "simpática" a faixa. O tucano acenou, deu adeus com as duas mãos e fez até sinal de positivo.

Nenhum comentário: