quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Crescimento em SP empurra Aécio na disputa com Marina

• Candidata do PSB ainda lidera no Estado, com 31%, acima de sua média nacional, mas perdeu 11 pontos em um mês

• Tucano aproveitou força estadual do PSDB e tem os mesmos 26% da petista; no Rio, está em um distante 3º lugar

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Aécio Neves (PSDB) teve forte reação em São Paulo e empatou com Dilma Rousseff (PT) nas intenções de voto de paulistas para presidente.

Pesquisa Datafolha concluída na terça-feira (30) põe o tucano e a petista empatados no Estado com 26%.

A liderança ainda é de Marina Silva (PSB), com 31%. Mas a ex-senadora vem perdendo votos para o tucano.

As intenções de voto dos paulistas em Aécio superam a média dele no país, de 20%.

O resultado de São Paulo é relevante porque o Estado detém pouco mais de um quinto dos eleitores brasileiros. Assim, cada ponto conquistado --ou perdido-- tem forte influência na eleição.

Há um mês, Aécio tinha 18%. Marina, 42%. Desde então, ela perdeu 11 pontos, enquanto Aécio avançou 8.

Dilma foi de 23% para 26%, dentro da margem de erro de dois pontos da pesquisa.

Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, esse avanço de Aécio tem dois motivos: a presença forte do PSDB no Estado (o tucano Geraldo Alckmin lidera com 49% para governador); e a forte rejeição de 42% a Dilma.
Apesar de ainda liderar (acima de sua média nacional, de 25%), Marina teve aumento de seu índice de rejeição. Há um mês, 13% diziam que não votariam nela de jeito nenhum. Agora, são 21%.

A rejeição a Aécio (20%) é a mesma de 30 dias atrás.

A aversão à ex-senadora acompanha os ataques de seus adversários que tentam desconstruir seu discurso de nova política e mostrar que são mais preparados.

Enquanto cresce em São Paulo, Aécio mantém um distante terceiro lugar no Rio. Dilma e Marina empatam no Estado em primeiro, ambas com 34%. O tucano tem 14%.

Marina também perdeu votos entre as pesquisas, mas tem a seu favor um recall das eleições de 2010, quando liderou para presidente no Rio.

Os fluminenses também têm menos rejeição a Dilma que os paulistas --33%. Contra Aécio estão 20%; contra Marina, 17% (a taxa era de 11% há 30 dias). A margem de erro no Rio é de três pontos.

Nenhum comentário: