domingo, 5 de outubro de 2014

Ibope: na reta final, Aécio ultrapassa Marina, mas ainda há empate técnico

• Candidato do PSDB sobe cinco pontos, passa de 22% para 27% dos votos válidos e ex-ministra cai de 28% para 24%; Dilma tem 46%

Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo - O Estado de S. Paulo

A última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita antes das eleições mostra que o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, cresceu e alcançou a rival Marina Silva na disputa por uma vaga no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff. Com 27% dos votos válidos, cinco a mais que no levantamento anterior, ele está numericamente à frente da candidata do PSB, que caiu de 28% para 24%. Persiste, porém, a situação de empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Dilma chega à véspera da votação com 46% dos votos válidos. Ela oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior. A pesquisa foi feita após o debate presidencial da TV Globo, último grande evento da campanha de 2014.

Aécio estava em terceiro lugar desde a entrada de Marina na corrida presidencial, com a morte de Eduardo Campos, na metade de agosto. Pesquisas anteriores do Ibope mostravam que a candidata do PSB tinha tendência de queda desde o início de setembro.

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria pelo mesmo placar contra qualquer um dos adversários: 45% a 37%.

O universo dos votos válidos, utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para divulgar seus resultados oficiais, exclui os brancos e nulos. Levando-se em conta os votos totais, Dilma tem 40%, Aécio, 24%, e Marina, 21%. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro. Foram entrevistados 3010 eleitores.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01021/2014.

Nenhum comentário: