quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Joaquim Cardozo:Recordações de Tramataia

I
Eu vi nascer as luas fictícias
Que fazem surgir no espaço a curva das marés
Garças brancas voavam sobre os altos mangues
De Tramataia.
Bandos de jandaias passavam sobre os coqueiros
                                                                 [ doidos
De Tramataia.
E havia um desejo de gente na casa de farinha e
                                        [ nos mocambos vazios
De Tramataia.
Todavia! Todavia!
Eu gostava de olhar as nuvens grandes, brancas
                                                             [e sólidas,
Eu tinha o encanto esportivo de nadar e de
                                                       [ dormir.

II

Se eu morresse agora,
Se eu morresse precisamente
Neste momento,
Duas boas lembranças levaria:
A visão do mar do alto da Misericórdia de Olinda
                                               [ ao nascer do verão.
E a saudade de Josefa,
A pequena namorada do meu amigo de
                                              [ Tramataia.

1934

Nenhum comentário: