quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Marina recebeu 63% dos votos em grandes cidades

Fernando Torres – Valor Econômico

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff (PT) e seu rival Aécio Neves (PSDB) deverão intensificar a campanha nas grandes cidades do país se quiserem ter eficiência nessas três semanas de busca pelos 22,2 milhões de votos obtidos por Marina Silva (PSB) no primeiro turno.

Levantamento feito pelo Valor com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 63% dos votos de Marina foram obtidos nos 200 maiores colégios eleitorais, que reúnem todas as cidades com mais de 100 mil eleitores e que concentraram 51% dos votos válidos no pleito do último domingo.

Considerando apenas esse grupo de municípios, Dilma teve 33% dos votos, Aécio obteve 35% e Marina contabilizou 27%.

Isso significa que nas demais 5,3 mil cidades, além da votação no exterior, a petista atraiu 50% do eleitorado, o tucano 33% e a pessebista apenas 16%.

Os dados mostram que Marina foi proporcionalmente melhor nas grandes cidades, enquanto a presidente Dilma teve destaque em cidades menores. Já Aécio Neves apresentou desempenho praticamente uniforme entre cidades grandes e pequenas.

Quando se analisam os dados dos 200 menores colégios eleitorais do país, com no máximo sete seções eleitorais, Marina teve desempenho ainda mais fraco, reunindo apenas 11% dos 296 mil votos, enquanto Dilma e Aécio ficaram praticamente empatados, com 44% e 43%, respectivamente.

O equilíbrio entre PT e PSDB nos números consolidados desses pequenos municípios, evidentemente, esconde variações regionais que ficam claras quando se analisam os dados por Estado ou região do país. Isso porque existe uma mistura de desempenho excepcionalmente bom da petista em municípios pequenos nordestinos, enquanto o tucano se destaca especialmente em São Paulo e no Centro-Oeste.

Em Estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, há tanto vitórias destacadas para um dos lados como disputa acirrada em alguns municípios pequenos.

Em Santo Antonio dos Milagres (PI) Dilma teve 80,92%, pouco abaixo dos 87,66% registrados em Água Nova (RS). Já Aécio teve 81,63% em Albertina (MG) e 72,56% em Protásio Alves (RS).

Nas grandes cidades também existe uma diferença regional importante. Aécio obteve apenas 26,5% dos votos nos grandes centros do Rio de Janeiro e de 20,7% na Bahia, ficando atrás de Marina em ambos os casos. Isso sem falar em Pernambuco, onde o tucano recebeu apoio de cerca de 6% dos eleitores, independentemente do tamanho da cidade.

Já Dilma, que se destacou fora dos grandes centros, ficou atrás de Aécio mesmo nas cidades pequenas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: