quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Marina volta a cair e já é ameaçada por Aécio

• Vantagem da candidata do PSB sobre tucano cai para 5 pontos no Datafolha e 6 no Ibope

Júnia Gama – O Globo

BRASÍLIA - Os principais institutos de pesquisa eleitoral, Ibope e Datafolha, divulgaram ontem novos levantamentos sobre a disputa presidencial que mostram a candidata do PSB, Marina Silva, em queda, com redução da distância para o terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), gerando incerteza sobre quem estará no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). A candidata à reeleição continua à frente na preferência do eleitor, com cerca de 40% das intenções de voto. Em ambas as pesquisas, os dados coincidem, no primeiro turno, dentro da margem de erro. No segundo turno, os institutos apresentam números diferentes, mas que apontam tendências semelhantes. Marina Silva cai no primeiro e no segundo turno, enquanto Aécio diminui sua distância de Dilma na simulação de segundo turno.

Na pesquisa Datafolha, Dilma Rousseff se manteve em primeiro lugar, com os mesmos 40% das intenções de voto que detinha na sondagem anterior, divulgada sexta-feira passada. Marina Silva continuou em tendência de queda, oscilando negativamente de 27% para 25%. O terceiro colocado, Aécio Neves, subiu dois pontos, dentro da margem de erro, de 18% para 20%. Brancos e nulos somaram 5% e aqueles que não sabem em quem irão votar são outros 5%.

Para segundo turno, Dilma amplia vantagem
Na simulação de segundo turno, Dilma ampliou sua vantagem sobre Marina, enquanto Aécio cresceu, diminuindo sua distância da candidata petista. Contra Marina, Dilma Rousseff subiu de 47% para 49% das intenções de voto, enquanto a candidata do PSB foi de 43% para 41%. Assim, Dilma e Marina deixaram o empate técnico que tinham na semana passada. Já contra Aécio Neves, a presidente manteve 50% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano cresceu de 39% para 41%, dentro da margem de erro.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, ao comentar o resultado da pesquisa, afirmou que, de acordo com as tendências apresentadas nos mais recentes levantamentos, de queda de Marina e crescimento de Aécio, fica mais difícil definir qual dos dois candidatos estará no segundo turno contra Dilma Rousseff.

- Há probabilidade maior de os dois (Marina e Aécio) chegarem muito próximos no dia da eleição. A gente tem verificado em seguidas eleições para governo do estado e prefeitura, não ainda na presidência, mudanças no dia da eleição, e às vezes as tendências se acentuam no final de semana da eleição - afirmou Paulino.

Na pesquisa Ibope, Dilma oscilou um ponto positivo em relação à pesquisa anterior, realizada há uma semana, e chegou a 39%. Já Marina Silva caiu quatro pontos entre as duas sondagens, de 29% para 25%, e Aécio Neves manteve 19% em ambas. Votos em branco e nulos foram 7% e aqueles que não souberam responder são também 7%. Os demais candidatos à Presidência somaram, juntos, 3% das intenções de voto.

Na simulação de segundo turno, o Ibope mostrou Dilma à frente da candidata do PSB, com 42% dos votos, contra 38% de Marina. No levantamento anterior, ambas as candidatas tinham exatos 41%. Na disputa entre Dilma e Aécio, a petista também venceria, com 45%, e o tucano teria 35%. Na pesquisa passada, Dilma tinha 46% e Aécio, 35%. O Ibope também simulou segundo turno entre Marina e Aécio. Nele, Aécio diminuiu em uma semana a distância para Marina em nove pontos. Na semana passada, Marina tinha 44%, contra 31% do tucano. Agora, a candidata do PSB marcou 38%, contra 34% do tucano.

A pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 7.526 entrevistados entre esta segunda e terça-feira. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00905/2014. O Ibope, na pesquisa em parceria com a Rede Globo, ouviu 3.010 eleitores, entre sábado e segunda-feira. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-00909/2014. A margem de erro, nas pesquisas de ambos os institutos, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum comentário: