sábado, 4 de outubro de 2014

PSDB sai na frente no duelo do desempate pela presidência

• Maior número de prefeitos e vereadores é uma das armas tucanas para superar Marina. Em Belo Horizonte, Aécio condena uso dos Correios

Pedro Rocha Franco, Alessandra Mello – Estado de Minas

''Nós não podemos permitir que esse tipo de gestão que o governo do PT estabecelecu na Petrobras, onde uma quadrilha tomou conta da nossa maior empresa (...), se instale aqui em Minas Gerais''

Na contagem regressiva para o pleito de amanhã, os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) travam uma batalha pelos últimos votos para definir quem disputará o segundo turno com Dilma Rousseff (PT). Empatados tecnicamente nas pesquisas eleitorais, o tucano e a socialista duelam na véspera da eleição para saber quem segue na disputa. Em busca principalmente de indecisos, que, segundo pesquisas, somam aproximadamente 5%, vereadores e prefeitos dos dois partidos devem atuar hoje e amanhã como cabos eleitorais para tentar engrossar o número de votantes em favor dos dois políticos.

Com maior presença em prefeituras e câmaras municipais, o PSDB pode ter vantagem no quesito apoio. São 712 prefeitos espalhados pelo país contra 445 do PSB. Quase metade deles concentrados em São Paulo e Minas, estados com os dois maiores colégios eleitorais do país – 32 milhões e 15,2 milhões, respectivamente. Se considerados os vereadores, a participação é ainda maior, com 5.247 tucanos ante 3.556 socialistas.

O presidente do diretório estadual de Minas do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, afirma que a militância tucana está motivada depois do debate da Rede Globo. Segundo ele, Aécio foi superior aos demais candidatos, tornando esse o maior motivador da reta final do primeiro turno. “As pessoas procuraram os comitês de campanha para conseguir material eleitoral. Em Juiz de Fora, acabou todo o material”, afirma Pestana. Ele considera que nas eleições majoritárias a argumentação e a opinião pública têm maior peso que o trabalho de varejo nas ruas, mais decisivo para as eleições de deputados. “O nosso argumento é que o nosso candidato é melhor. E o debate realçou isso”, afirma.

Segundo o presidente do PSB em Belo Horizonte e integrante da direção nacional do partido, João Marcos Lobo, o pedido é de muito apoio e trabalho dos correligionários hoje. Tanto nas redes sociais quanto nas ruas, com a distribuição de muito material de apoio a Marina e aos deputados, os integrantes do partido estão mobilizados para chegar ao segundo turno da campanha presidencial. “Estamos colocando todo mundo para dar um gás na campanha da Marina”, afirma.

Corpo a corpo
Em Minas, a diferença de capilaridade entre os dois partidos é ainda maior. Os tucanos têm 143 prefeitos, enquanto os socialistas comandam 31 dos 853 municípios, incluindo a capital. Apesar de o prefeito Marcio Lacerda ser do mesmo partido da candidata Marina Silva, ele declara seu apoio a Aécio, figura decisiva para alçá-lo ao atual cargo e de quem foi secretário no governo mineiro. O poder de influência dos políticos em cidades de pequeno porte é ainda maior. No tête-à-tête, prefeitos e vereadores podem conseguir convencer nos dois últimos dias os eleitores indecisos a votar em candidatos apoiados por eles.

A distribuição de material e as carreatas e passeatas podem ser feitas até as 22h. Proibição que se estende até as 17h de segunda-feira. A pena prevista em lei para os infratores é de detenção de seis meses a um ano, além de multa que vai até R$ 15,9 mil.

Em campanha ontem, em Belo Horizonte, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse que correspondências da Força Sindical – central comandada pelo Solidariedade, partido que integra a chapa tucana – para aposentados em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro não foram entregues pelos Correios. O PSDB protocolou na quinta-feira uma ação de investigação judicial eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que sejam investigadas denúncias de uso dos Correios na campanha da presidente Dilma Rousseff (PT). Os tucanos alegam que a empresa não entregou dois lotes de 5,6 milhões de cartas enviadas pela campanha de Aécio e do candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, no estado. A representação contra Dilma foi feita depois da revelação de um vídeo em que deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG), em reunião com funcionários dos Correios, agradece o empenho dos petistas da empresa na campanha da presidente e do candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel.

Aécio disse também que a campanha de Dilma não prestou conta das correspondências enviadas pela sua campanha no site da Justiça Eleitoral. De acordo com Aécio, os próprios Correios informaram ter recebido pagamentos pela distribuição das cartas da campanha petista em 29 de agosto.

“Tive o cuidado de examinar a prestação de contas da candidata Dilma Rousseff. E repito: quero dar a ela o direito de se explicar. A prestação de contas de 2 de setembro, onde deveriam constar todos as despesas feitas até 31 de agosto, não traz nenhum pagamento para os Correios. E foram pagamentos feitos à vista, não adianta dizer que eles iam ficar para o final da campanha.” Segundo o candidato, essa explicação foi dada pelos próprios Correios em sua página na internet depois de uma reportagem que acusava a empresa estatal de distribuir material da candidata sem a chancela exigida pela legislação eleitoral. Os Correios afirmam que a distribuição sem chancela pode ser pedida por qualquer candidato e que outros partidos fizeram a mesma coisa.

“Nós não podemos permitir que esse tipo de gestão que o governo do PT estabeleceu na Petrobras, onde uma quadrilha tomou conta da nossa maior empresa, essa gestão temerária que se instalou nos nossos principais fundos de pensão, no plano federal, que tem levado todos eles a ter prejuízos sucessivos, se instale aqui em Minas Gerais”, disse o candidato se referindo às denúncias de irregularidades na estatal petrolífera. Aécio disse que não quer que a “Cemig vire uma nova Petrobras” e que “a Copasa vire uma nova Correios, com escândalos sucessivos”.

Minas
Acompanhado de Pimenta da Veiga e do candidato ao Senado Antonio Anastasia, Aécio percorreu ontem quatro aglomerados em Belo Horizonte. Além da Pedreira Prado Lopes, ele visitou o aglomerado da Serra, a barragem Santa Lúcia e também a Cabana do Pai Tomás. Durante a primeira visita, pediu votos para Pimenta e disse que é importante que ele seja eleito. “Eu quero e, no momento, eu reitero esses compromissos, dizer na minha terra e à minha gente, que a eleição de Pimenta da Veiga é tão importante em Minas Gerais, como a minha própria eleição”,

Também na Pedreira Prado Lopes, Pimenta prometeu melhorar a qualidade de vida da população e também a educação. “Nós queremos trazer para cá a melhor qualidade de vida com uma educação no melhor nível. Aqui eu quero praticar a melhor educação de Minas Gerais. Em lugares como esses o diferencial que pode ser feito é por meio da educação”, afirmou o candidato.

Nenhum comentário: