sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Recado de Renan: 'conversar não arranca pedaço'

• Presidente do Senado cobra mais diálogo com o Legislativo em torno de agenda nacional

Cristiane Jungblut – O Globo

BrASÍLIA - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ontem que o governo Dilma Rousseff precisa de mais diálogo com o Legislativo e foi ácido na crítica ao modo como a interlocução é feita atualmente: "Conversar não arranca pedaço", disse. Em outro recado, Renan afirmou que o fato de haver uma aliança entre PT e PMDB não significa que eles pensem de forma igual. Ele pediu que os ânimos sejam serenados com o fim das eleições e negou que o Senado vá aprovar uma pauta-bomba, que afete as contas públicas do país.

- Definitivamente, precisamos conversar. Essa interlocução precisa estar mais presente de lado a lado. A construção de uma grande convergência, de uma agenda nacional, a criação de um momento novo de união nacional precisa de conversas. Mesmo que as pessoas não concordem em algumas coisas, elas precisam conversar. Conversa, todos sabem, não arranca pedaço - disse Renan, alertando:

- Temos uma aliança e essa aliança vai preponderar, haja o que houver. Agora, aliança não significa pensar igualmente sobre tudo. Aliança não é isso.

Apesar de negar a hipótese de uma pauta-bomba, Renan pautou para a próxima semana o projeto que muda o indexador das dívidas dos estados junto à União. A Fazenda teme a redação final, porque os estados reduzirão o pagamento mensal ao governo com a nova regra, o que causa queda na arrecadação. Renan também reiterou que o Senado derrubará a proposta do PT de criação de conselhos populares.

Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse, em plenário, que PT e PMDB precisam retomar o diálogo e que a própria presidente Dilma Rousseff deve retomar as conversar com toda a base aliada. Para a petista, estão criando "fofocas" para tentar dividir o governo e o PMDB.

- É hora do diálogo da presidente, democraticamente reeleita, com todos os partidos que compõem sua base aliada, com as lideranças reconduzidas e com as novas que surgiram a partir deste pleito. São muitas fofocas de jornais, boatos, ilações que tentam criar um clima de insatisfação entre os principais parceiros da aliança que dá sustentação ao nosso governo, principalmente PMDB e PT. Estão tentando dividir o governo e o PMDB. Não vão conseguir - disse Gleisi, em discurso no plenário.

Nenhum comentário: