sábado, 1 de novembro de 2014

38º Encontro Anual da ANPOCS homenageia professores e pesquisadores

Natasha Ramos

CAXAMBU (MG) - A abertura oficial do 38º Encontro Anual da ANPOCS, realizada ontem (27), no Hotel Glória, em Caxambu (MG), reuniu 800 pessoas para debater diversos assuntos em torno das ciências sociais. A organização do evento espera receber cerca de 1400 pessoas até o final do evento, na quinta-feira (30).

A mesa de abertura estava composta pela diretoria da ANPOCS -Gustavo Lins Ribeiro (UnB), Presidente; Cláudio Couto (FGV), Secretário Adjunto; Maria Filomena Gregori (UNICAMP), Secretária Executiva; e Marcos César Alvarez (USP), Diretor de Publicações- que prestaram contas à comunidade científica e agradecem a todos que, de alguma forma, contribuíram e contribuem com a ANPOCS.

Gustavo Lins Ribeiro falou sobre o trabalho realizado pela Associação e comentou que este é o último encontro realizado por esta diretoria. "Nos próximos dias, será eleita a nova diretoria que assumirá as atividades futuras da ANPOCS". Lins ainda desejou a todos os presentes um bom Encontro: "Tenho certeza que levarão aqui de Caxambu as melhores lembranças acadêmicas."

Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica
A cerimônia de entrega da segunda edição do “Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica” foi realizada em seguida à mesa de abertura. Dividida em três categorias, destinadas a reconhecer professores e pesquisadores por suas contribuições acadêmicas, o impacto de sua destacada produção intelectual e por seu trabalho institucional em prol das ciências sociais, o prêmio foi destinado aos seguintes nomes:

- Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Gilberto Velho em Antropologia: Eunice Durham (USP) e Ruben George Oliven (UFRGS).

“Excelência acadêmia sempre foi uma noção coletiva. Eu recebo esse prêmio assumindo que esse foi um trabalho coletivo. A excelência é uma orientação de conduta que adotamos durante a vida”, disse Eunice.

Ao receber o prêmio, Ruben também destacou o aspecto coletivo do trabalho: “Tudo que eu consegui fazer foi feito coletivamente, com a ajuda de amigos. É muito bom ver que ANPOCS é uma instituição que não só teve um passado importante durante a ditadura como ainda há muito por fazer.”

- Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política: Fabio Wanderley Reis (UFMG) e Luiz Werneck Vianna (PUC-Rio).

“Estou honrado em receber o prêmio que leva o nome de Gildo Marçal Brandão”, disse sucintamente Fábio Wanderley.

“Eu não falo em pé, só falo sentado, pois de pé eu faço comício (risos), mas vou abrir uma exceção para a ANPOCS. Como cientistas sociais temos a intuição que algo muito ruim nos ronda, tal como apareceu agora essa divisão do país. É importante, neste momento, se pensar o futuro pós-eleições”, afirmou Werneck.

- Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia: Eli Roque Diniz ( UFRJ) e Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP).

“Quero agradecer aos meus pares e é preciso lembrar que a ANPOCS prestou enorme avanço e continua avançando no conhecimento em nossa área”, diz Eli Diniz.

“Recebo essa distinção dominada pelo sentimento de emoção”, afirmou Maria Arminda. E, seguida, discorreu sobre sua trajetória sobre o que a levou a escolher a área das ciências sociais.

Nenhum comentário: