domingo, 16 de novembro de 2014

Aécio afirma que o governo tenta dar conotação política à operação Lava-Jato

• Aloysio Nunes também reagiu às acusações do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo

Cristiane Jungblut – O Globo

BRASÍLIA - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), reagiu às acusações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que a oposição quer transformar a sétima etapa da Operação Lava-Jato num terceiro turno eleitoral. Sem citar o nome do ministro, Aécio disse que é o governo federal que está tentando dar uma conotação política às investigações da PF. Em nota, o tucano "lamenta" essa posição do governo e diz que o PSDB cobra a "rigorosa apuração do escândalo".

"O PSDB lamenta que, neste momento, o governo federal, através de suas autoridades, insista em tentar dar tratamento político a um caso que é, eminentemente, de polícia. O PSDB reitera a posição de defesa intransigente da rigorosa apuração do maior escândalo de corrupção da história do País, através da Operação Lava-Jato. As oposições continuarão vigilantes e mobilizadas no acompanhamento das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público, e esperam que todos que atuaram nesse esquema criminoso sejam efetivamente responsabilizados", disse Aécio, em nota divulgada pelo PSDB pouco depois da entrevista de Cardozo.

O senador disse que é preciso identificar os agentes públicos que participaram do esquema de corrupção na Petrobras.

"Para o partido e as oposições, tão importante quanto responsabilizar diretores da Petrobras que se transformaram em operadores do esquema, ou empresas que dele participaram, é identificar e punir os agentes públicos que permitiram o irresponsável aparelhamento da companhia e criaram as condições necessárias para a expropriação de recursos públicos, para dele se beneficiarem direta ou indiretamente", disse Aécio.

O tucano ainda criticou o Ministério da Justiça por ter aberto inquérito contra os delegados da Polícia Federal que manifestaram, por meio de mensagens eletrônicas, apoio à candidatura de Aécio Neves à Presidência.

"Não contribui para o livre encaminhamento das investigações a injustificada iniciativa do ministro da Justiça de abrir inquérito contra delegados da Polícia Federal que participam da operação, pelo simples fato de terem exercido o direito constitucional de manifestação política em suas redes sociais privadas".

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira, considerou "gravíssimas" as declarações de Cardozo querendo responsabilizar a oposição pela politização da operação da PF. Ex-ministro da Justiça, Aloysio disse que Cardozo deveria deixar o cargo e assumir a condição de militante petista.

- Ele está tentando aplicar uma vacina na opinião pública, ao dizer que tudo não passa de manobra da oposição. Ele deveria primeiro se demitir do cargo ao fazer uma afirmação tão irresponsável como essa de insinuar que a PF, o Ministério Público e a Justiça Federal estariam comprometidos com a operação para uma ação política da oposição. Ele deveria assumir de vez a condição de militante petista e sair do Ministério da Justiça. É uma tentativa desesperada do governo, diante da gravidade do escândalo - disse Aloysio.

Nenhum comentário: